O contato com a natureza ajuda as crianças a desenvolverem suas capacidades cognitivas mais importantes.
Além disso, esse contato também possibilita uma maior qualidade de vida. Quem é que não se lembra com muito carinho e gratidão das idas para o sítio com a família, ou então dos veraneios da praia ou das caminhadas no parque?
Seja contemplando a beleza do céu à noite ou então acampando em toro de uma fogueira, estar envolvido pela natureza nos é nostálgico; viemos, afinal, das cavernas, e temos intimidade com muitos animais.
Bem, Tippi Degre, uma atriz francesa muito famosa, passou uma década da sua vida numa das regiões mais inóspitas e belas da Namíbia. Você pode chamá-la de Mogli reencarnado, se quiser! Os pais de Tippi eram fotógrafos da natureza e se mudaram para a Namíbia para documentar a beleza da Savana Africana e divulgá-la para o mundo.
Embora Tippi não tenha experimentado o que você pode chamar de uma infância “convencional”, ela parece ter uma riqueza de lembranças de seus anos de formação, vivendo entre as tribos e convivendo de perto com animais selvagens da Namíbia.
Tippi nasceu em 1990, filha dos fotógrafos/cineastas Alain Degre e Sylvie Robert. Ela recebeu o nome de Tippi em homenagem à atriz Tippi Hedren, uma atriz americana.
A menina passou pelo menos 10 anos de sua vida na Namíbia. Você pode imaginar a diversão de uma infância tão rica e cheia de possibilidades! Tippi viveu algo com o qual muitos de nós apenas sonhava, nessa idade. As fotos são lindas e inspiradoras.
Como era o trabalho de seus pais documentar a vida selvagem, às vezes seria necessário fazê-lo na presença da filha. Por isso, Tippi apareceu em muitas de seus registros.
Mais atualmente, essas fotos viralizaram na Internet e foram muito comentadas, não só porque não absolutamente lindas, mas porque é chocante pensar que uma menina tenha sido criada em meio a tantos perigos e animais exóticos!
Em algumas das fotos, parece que Tippi estava apenas a um passo de um perigo grave. Fotografada ao lado de elegantes enormes (aliás, um deles tinha 28 anos e se chamava Abu), de leopardos e uma série de outras criaturas selvagens, Tippi demonstrava possuir uma linda familiaridade com esse estilo selvagem de vida!
No entanto, a mãe de Tippi rapidamente tranquilizou as pessoas de que a filha nunca esteve em perigo real durante a infância. Ela acrescenta que os animais estavam acostumados com a presença humana entre eles, pois os agricultores locais costumavam alimentá-los regularmente. É por isso que Tippi poderia ficar tão perigosamente perto deles e tirar fotos tão bonitas sem medo.
Em entrevista ao Telegraph, a mãe de Tippi disse:
“Ela era uma garotinha sortuda. Morou na selva até os dez anos de idade. Éramos apenas nós três, juntamente com todos os animais. Não tivemos muito contato com outras pessoas”.
ADVERTISEMENT
A mãe de Tippi também afirmou que foi um momento mágico que eles tiveram para apreciar com sua filhinha a natureza e toda a riqueza que ela oferecia aos olhos.
Ela comentou que as fotos que eles tiravam eram uma clara indicação do tempo especial que tinham juntos em família, algo impossível no dia a dia das grandes cidades. De volta à França, suas experiências diárias nunca mais foram as mesmas. Alguma coisa muito estrutural havia mudado.
Apesar de voltar para Paris, Tippi nunca esqueceu da sua casa na África. Inclusive, ela publicou um livro de memórias chamado Tippi: My Book of Africa, em que documenta sua vida e experiências em meio à natureza africana, e utiliza as fotografias que seus pais fizeram de si.
Atualmente, Tippi segue uma carreira de atriz. Ela voltou a África em várias ocasiões para gravar seus filmes nas localidades. Ela também fez seis documentários sobre vida selvagem e já foi apresentadora de um programa de televisão muito famoso, chamado ”Ao Redor do Mundo com Tippi”.
Tudo isso tem sido dedicado a compartilhar o conhecimento que ganhou no seu tempo dentro da savana selvagem.
Veja mais fotos:
Se você gostou dessa história, gostaríamos de ouvir de você! Ah, e não esqueça de curtir a nossa página para ler mais artigos como esse! :)