Uma atitude bastante empática e simples de uma estudante de medicina repercutiu bastante nas redes sociais durante a última semana. A futura médica Manuela Lemos, aluna da Universidade Federal do Pará, fez uma receita totalmente adaptada para que um paciente analfabeto conseguisse tomar a medicação corretamente.
A mensagem viralizou depois que Gabriela Lemos, sua irmã, publicou a foto do receituário adaptado, enaltecendo a atitude de Manuela. “Aplaudindo infinitamente minha irmã que atendeu um paciente analfabeto e fez uma receita toda adaptadinha para ele”, escreveu ela.
aplaudindo infinitamente munha irmã que atendeu um paciente analfabeto e fez uma receita toda adaptadinha pra ele aaaaaaa pic.twitter.com/VOzftxv6Ff
— graviola lemos (@lemosgabis) September 4, 2018
Para que o paciente compreendesse sem precisar saber ler os nomes, a estudante identificou cada remédio com fitas de diferentes cores e estampas. A mesma fita foi aplicada nas caixas da medicação. Ao lado de cada uma, estava escrito o horário em que cada um deveria ser tomado. O caso ocorreu em um posto de Saúde de Belém.
Depois da imensa repercussão da foto publicada por Gabriela, que teve mais de 200 mil curtidas e mais de 80 mil compartilhamentos, a responsável pelo receituário contou que a ideia foi feita em conjunto com a professora Rayssa Pinheiro Miranda, que até comprou as fitinhas coloridas para fazer a receita criativa.
“O paciente estava há anos sem controle do diabetes e da hipertensão porque não sabe ler a receita. Quando o amor conduz a prática médica, vencer essas barreiras vira rotina”, escreveu a Manuela na rede social. A atitude é realmente emocionante!
VÍDEOS RECOMENDADOS:
Grupo de crianças salva velhinha de ser presa
Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada