“… na saúde e na doença, até que a morte os separe”.
Essas palavras são proferidas no dia casamento e regem o matrimônio de duas pessoas que se amam. Alguns casais não levam mais tanto a sério essas palavras, mas há os que as abraçam completamente.
Jim Mininni e Cindy Ireland pertencem ao segundo grupo de casais.
Já se passaram oito anos desde que Jim foi diagnosticado com câncer. Cindy ficou o tempo inteiro do seu lado, apoiando-o durante o tratamento e a quimioterapia. Mas combater o câncer é um desafio dificílimo e nem sempre as coisas terminam bem. Apesar de todo o esforço, Jim acabou na unidade de cuidados intensivos do Hospital Geral de Kingston. Sua condição era péssima. Ele estava apenas sobrevivendo com a ajuda de aparelhos.
Infelizmente, um dia depois que Jim foi internado na UTI, Cindy teve um ataque cardíaco. Foi preciso que ela também fosse internada na UTI. Como se não bastasse, Jim e Cindy acabaram internados em diferentes hospitais. Cindy foi colocada em Brockville. Isso piorou as coisas para os dois filhos do casal, pois eles não conseguiam dar toda a atenção aos pais. Se ao menos eles estivessem na mesma sala…!
“Eu e meu irmão não dirigimos, então ir diariamente de Kingston a Brockville foi difícil”, contou Chris, um dos filhos do casal, numa entrevista à CBC News. “Tentamos transferir a nossa mãe para Kingston, mas ninguém nos ajudou”, ele lamentou.
Jim havia entrado e saído de inúmeros hospitais nos últimos anos. Alguns médicos já o conheciam. Eventualmente, uma dos médicas de Jim foi capaz de fazer um arranjo especial.
Como o tratamento já durava anos e Jim achou que não estava melhorando, ele lentamente aceitou seu destino. Então assinou a documentação necessária para não ser ressuscitado caso algo acontecesse.
Numa noite, enquanto estava tendo um sonho ruim, Jim acidentalmente tirou o próprio tubo de respiração. Ele estava acordado.
“Nós dissemos a ele que a nossa mãe não estava em lugar nenhum. Ele começou a surtar. Mas quando nós dissemos a ele que ele não ia sobreviver se continuasse com aquilo, ele pegou uma caneta e um papel e tentou escrever por que não era capaz de falar.” Chris disse à PEOPLE.
Jim escreveu “mamãe”. Quando os médicos souberam disso, imediatamente relataram à gerência, e a gerência conseguiu fazer um arranjo muito especial para o casal. Eles trouxeram a cama de Cindy para o mesmo quarto do seu marido. E então o casal pode se deitar cara a cara e de lado a lado. Eles estavam agora ao alcance um do outro.
“Foi muito arriscado. Mas eles fizeram isso por eles. Meu pai se emocionou e agradeceu ao hospital inúmeras vezes, fazendo um movimento de oração”, contou Chris.
Com pouca força restando nele, Jim conseguiu engatinhar sua mão esquerda e alcançar a da esposa. Com um aperto firme, mas gentil, ele segurou sua amada com força pela mão. Ela estava dormindo e muito fraca. Jim morreu poucos minutos depois.
Chris tirou uma foto deles. “A razão pela qual eu tirei a foto foi porque meus pais se amavam muito, e meu pai estava muito feliz em poder estar ao lado de mamãe em seus últimos momentos de vida. Se há uma definição do meu pai, é que ele era um marido e pai orgulhoso”, Chris explicou à CBC News.
Alguns dias depois, Cindy despertou. Assim que ela acordou, perguntou o que havia acontecido. Ao saber da morte do marido e olhar para a foto que Chris tirou, por mais triste que ela estivesse, Cindy de alguma forma encontrou paz. Afinal, ela esteve com o seu marido nos seus momentos derradeiros.
Essa história prova como o amor conquista tudo, até a morte.
Quão longe você iria para manter seus votos matrimoniais?
Não se esqueça de ▼ curtir▼ a nossa página para mais histórias emocionantes!
Vídeos recomendados:
Ela Ficou Presa Durante 25 Anos Em Completa Escuridão, E Sua História Chocou O Mundo
Mulher Morre Enquanto Salva Grávida, Um Ano Depois O Viúvo Encontra A Jovem Mãe