Como diz o ditado, o mundo é dos espertos.
Se pensássemos que pessoas como Charles Ponzi ganhando $ 250.000 por dia em 1918 (e onde o termo “esquema Ponzi” se originou) ou Frank Abagnale (cuja história se tornou base do filme Prenda-me se for capaz e o programa de TV White Collar) foram vigaristas impressionantes, então você provavelmente ouviu falar de Emmanuel Nwude.
Nwude é o rei dos golpistas nigerianos, tendo conseguido vender para um banco internacional um aeroporto falso por US $ 242 milhões. A maneira como ele fez isso é realmente muito fascinante.
A principal vantagem que o Nwude tinha, era que ele era um ex-diretor do Union Bank of Nigeria. Isso significa que ele teve acesso a links, informações e documentos aos quais nenhuma pessoa comum teria acesso. Usando essa informação privilegiada, Nwude fingiu ser Paul Agwuma que, na época do golpe, era o governador do Banco Central da Nigéria.
A vítima de Nwude era Nelson Sakaguchi, diretor do Banco Noroeste do Brasil, em São Paulo. Nwude armou para Sakaguchi para fazer parte do “plano de construir um aeroporto em Abuja” na Nigéria. Ele até convenceu Sakaguchi de que ele estava prestes a receber US 10 milhões em comissões.
Comprando a ideia, Sakaguchi pagou imediatamente à Nwude US 191 milhões em dinheiro com o saldo remanescente na forma de juros pendentes, por um total de US $ 242 milhões para um aeroporto imaginário.
Nwude não conseguiu o golpe de sucesso sozinho, no entanto. Seus cúmplices foram Emmanuel Ofolue, Nzeribe Okoli e Obum Osakwe, juntamente com o marido e esposa, Christian Ikechukwu Anajemba (que mais tarde foi assassinado) e Amaka Anajemba.
Todo o esquema estava prestes a se desenrolar quando, em agosto de 1997, o banco espanhol Santander manifestou interesse em assumir o Banco Noroeste. Em uma reunião conjunta do conselho em dezembro do mesmo ano, um diretor do Santander perguntou por que dois quintos do valor total do Noroeste e metade de seu capital estavam escondidos nas Ilhas Cayman.
Essa descoberta desencadeou uma investigação que abrangeu o Brasil, a Grã-Bretanha, a Nigéria, a Suíça e os Estados Unidos. As famílias Simonsen e Cochrane, que possuíam o Banco Noroeste, pagaram os US $ 242 milhões para garantir que a venda ao Banco Santander fosse aprovada. Ainda assim, o Banco Noroeste entrou em colapso em 2001.
Em 2002, o presidente nigeriano Olusegun Obasanjo criou a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros, uma agência anti-corrupção.
Em 2004, todos os membros da gangue Nwude enfrentaram o Supremo Tribunal de Abuja com 86 acusações de “fraudulentamente pedindo taxas antecipadas” e 15 acusações de suborno relacionadas ao caso. Apesar de um pedido de inocência, todos foram advertidos contra a tentativa de subornar funcionários.
Em 2005, Amaka foi condenada a pagar US $ 25,5 milhões e foi condenada a dois anos e meio de prisão após confessar ter ajudado Anajemba.
Quanto a Nwude, ele tentou subornar o presidente da EFCC, NuHu Ribadu, com US 75.000. O suborno foi recusado e Nwude enfrentou uma acusação adicional de tentativa de suborno.
Nwude finalmente se declarou culpado depois que Sakaguchi testemunhou no julgamento e Nwude foi condenado a cinco sentenças simultâneas de cinco anos e condenado a pagar US 10 milhões em multas ao governo federal.
Embora essa fraude bancária possa não ser a maior que os bancos sofreram, a maneira pela qual foi executada foi certamente audaciosa e chamativa, quase dando a sensação de que o Ocean’s Eleven estava presente.
Vídeos Recomendados:
Homem empurra com as próprias mãos um carro que estava bloqueando a entrada da casa
Top 10 mentiras absurdas acreditadas pelos norte-coreanos
Vídeo recomendado!
“Ladino” Jet-set “Monge Wiraphon Sukphon da Tailândia condenado a 114 anos de prisão por fraude”