Sylvia Hatzer, de Prestwich, Manchester, sofria de demência grave. Ela não conseguia sequer reconhecer o seu próprio filho. Então, para a sua própria segurança, ela teve que ser mantida em um hospital, pois a sua condição era séria.
O marido de Sylvia morreu de um ataque cardíaco em 1987. E seu filho, Mark Hatzer, não queria perder a mãe, então ele decidiu ajudá-la.
Mark disse: “Desde que meu pai e meu irmão morreram, nossa família ficou muito pequena. Sempre fomos uma pequena família muito próxima, e então sobramos apenas minha mãe e eu. Então, foi devastador quando ela não sabia mais quem eu era. Nós éramos uma dupla dinâmica, íamos juntos a todos os lugares. E de repente ela já não lembrava de mim. Eu me desesperei e nunca me senti tão sozinho na vida. Eu não tinha outro familiar a quem recorrer”.
▼ Bônus: Vídeo Inspirador ▼
Grupo de crianças salva velhinha de ser presa
Mark não permitiu que Sylvia tomasse os medicamentos prescritos para a doença, pois eles eram muito fortes e a deixavam dopada. Ele criou uma dieta especial para ajudar sua mãe a combater a demência. Quando Mark começou a pesquisar, ele descobriu que a demência era menos comum em países ao redor do Mediterrâneo.
Ele sabia que havia uma razão para isso, então ele começou a dar à sua mãe o mesmo tipo de comida tipicamente consumida nos países do Mediterrâneo. Incluiu mirtilos, morangos, castanha do Brasil, nozes, brócolis, couve, espinafre, sementes de girassol, chá verde, aveia e batata-doce.
Ele também a ajudou com exercícios cognitivos, incluindo quebra-cabeças e palavras cruzadas. Depois de um mês, ela lentamente começou a recuperar sua memória.
Mark disse: “Não nenhum milagre da noite para o dia, mas depois de alguns meses ela começou a lembrar de coisas como aniversários, e estava se tornando novamente viva, mais alerta, mais engajada”.
“As pessoas acham que, quando você recebe um diagnóstico, sua vida termina. Você terá dias bons e ruins, mas isso não precisa ser o seu fim”.
A Sociedade de Alzheimer tem o blog de Mark sobre a condição de Sylvia em seu site. O blog compartilha sua dieta e regime de exercícios.
“Eu fiz isso pela minha mãe, mas se o que conseguimos puder beneficiar outras pessoas também, então essa é uma ótima notícia”, disse Mark.
Mark e sua mãe foram convidados para a festa anual de verão da rainha Elizabeth, em reconhecida homenagem à descoberta potencialmente revolucionária de Sylvia e Mark. Essa descoberta, afinal, está ajudando outras famílias que têm algum ente querido que sofre de demência!
Que incrível! COMPARTILHE esta história com a sua família e amigos! É tão bom saber que nós podemos vencer isso juntos!