Infelizmente, os casos de assédio em transporte público ainda são comuns.
Quase todos os dias é possível encontrar relatos nas redes sociais, todos muito similares: homens que se aproveitam da lotação para se esfregar nas mulheres. Em outros casos, usam os ônibus, trens e metrô para encurralar suas vítimas e cometer os atos libidinosos.
Nesta semana, um vídeo mostrando uma jovem confrontando um assediador dentro de um ônibus viralizou nas redes sociais. A adolescente de 14 anos percebeu a ação do homem e decidiu interferir depois que a vítima conseguiu mudar de lugar. O fato aconteceu no Rio de Janeiro.
Nas imagens, a estudante Anna Bernardo aparece acusando o homem de ter se aproximado demais da mulher, que sentava na janela, e retirado o pênis para fora. “Você sentou, pegou seu pau nojento, sujo e botou pra cima dela. Assuma, seja homem de assumir!”, afirma ela. Confira:
Mano essa menina merece nota dez namoral ???? pic.twitter.com/ZUAuv6lSAm
— gril??♀️ (@jana17521552) September 22, 2018
Em entrevista para o BuzzFedd News, Anna contou que o abusador ficou tentando ver através da tela do celular quem estava sentado no banco de trás. “O assediador estava na minha frente. Até que ele pegou o celular e, com a tela apagada, tentou ver quem estava atrás dele — no caso, eu.”
Quando o homem percebeu que estava sendo observado, ele mudou de lugar rapidamente. Revoltada com a situação, Anna resolveu confrontá-lo. “Ele foi pra frente e eu fui lá gritar com ele. E foi nessa hora que minha amiga começou a gravar”. Por fim, o homem foi expulso do ônibus pela jovem e pela vítima.
Em momento algum da briga, o motorista interferiu, apenas abriu a porta para que o abusador descesse. A estudante disse ainda que só pensou nos riscos que correu depois que tudo acabou. “Eu agi por impulso. Hoje, pensando friamente, eu vejo que corri perigo”, afirmou.
Anna disse ainda que acredita que a vítima tenha prestado queixa, mas não tem certeza. Nas redes sociais, a ação da adolescente foi muito elogiada. “Infelizmente muitas mulheres têm medo de revidar. Parabéns pela atitude”, elogiou um internauta. “Exemplo de coragem. Uma pena não terem levado preso”, disse outro. “Essa menina tá ensinando o que fazer nesses casos”, afirmou outro.