“Gaslighting”.
A maioria das pessoas não está acostumada a ouvir esse termo em seu dia a dia, entretanto essa é uma prática mais comum do que se pensa e até mesmo você já pode ter passado por esse problema.
A palavra é usada para descrever uma forma de abuso psicológico, onde informações são distorcidas e/ou omitidas para favorecer o agressor ou simplesmente criadas com o principal objetivo de fazer as vítimas acreditarem que são loucas e neuróticas. As pessoas que passam por isso, em sua maioria do gênero feminino, podem até mesmo chegar a duvidar da própria sanidade mental!
Entendendo melhor como funciona o “Gaslighting”
© evanmarckatz.com
Não são só através de agressões físicas ou trocas de xingamentos, que um relacionamento abusivo pode se manifestar. Uma relação pode desenvolver sua toxicidade de maneira bem sutil e gradativa, resultando em um impacto negativo na autoestima da vítima ainda maior e fazendo com que elas nem mesmo percebam o que está acontecendo.
O maior e mais clássico exemplo dessa prática é quando o abusador acusa o(a) parceiro(a) de “louco(a)”, “histérico(a)” e “neurótico(a)” ao ser confrontado em uma discussão. Ele(a) tenta de todas as formas fugir das críticas e acusações, fazendo com que o(a) companheiro(a) se sinta incapaz de argumentar e se recusa a levar o assunto adiante ao dizer que o outro está “fora de controle”.
© Bravo TV
Caso você tenha se identificado com o que leu até agora, seja em referência a um relacionamento atua ou do passado, tenha em mente que não é culpado(a) pelo abuso sofrido. O outro pode até insistir que seus sentimentos são “inválidos” ou “algo da sua cabeça”, mas é importante se manter o mais estável o possível e assim evitar cair em ciladas.
Fique atento(a) sempre a esses sinais, por mais sutis e simples que eles sejam. E quando você realmente sentir que está passando por isso, coloque um ponto final e se afaste da pessoa. É muito importante reconhecer a importância de se impor e não ter medo de expor tudo o que se passa dentro de sua cabeça.
Você já passou por alguma situação como essa? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!