Como qualquer grande obra de ficção, o universo de Harry Potter gerou uma tonelada de teorias de fãs e conteúdo feito pelos mesmos.
No entanto, os fãs mais ávidos ficarão encantados em saber que a própria JK Rowlings está ciente de todas essas teorias e, na verdade, tem uma favorita em particular.
Essa teoria dos fãs envolve Dumbledore e é uma teoria sombria que Rowlings diz ser sua “favorita”, porque combina com o enredo da franquia.
A fim de entender melhor a teoria dos fãs, precisamos revisitar o “Conto de Três Irmãos”. Essa história foi contada em Harry Potter e as Relíquias da Morte (na primeira parte da adaptação para o cinema).
O conto conta sobre três irmãos bruxos que encontram um rio muito perigoso para atravessar. Usando sua magia, eles criam uma ponte que lhes permite atravessar com segurança. Este ato faz com que a figura encapuzada da Morte apareça.
O ato de criar a ponte enfureceu a morte e ela alegou que os irmãos a haviam “enganado”.
Mas a Morte fingiu ficar impressionada com a ingenuidade dos irmãos e ofereceu a cada um deles um prêmio de sua escolha.
O primeiro irmão ppor algo “mais poderoso que qualquer outro”, o que acaba sendo a Varinha do Sabugueiro. O segundo irmão pede o poder para trazer as pessoas de volta à vida e assim obtém a pedra da ressurreição.
Mas o terceiro irmão viu através das maquinações da Morte e então pede algo para permitir que ele continue com sua vida sem ser seguido pela Morte.
E assim a morte deixa o terceiro irmão com a capa de invisibilidade que permite ao usuário se esconder até mesmo da própria morte.
Mais tarde, o primeiro irmão é morto por causa da Varinha do Sabugueiro, enquanto o segundo tira a própria vida depois que uma mulher que ele ressuscitou retornar de forma diferente.
O terceiro irmão, no entanto, leva uma vida longa e sem acontecimentos. Quando ele estava pronto para partir, ele passou a capa da invisibilidade para seu filho e cumprimentou “A morte como uma velha amiga”.
Os fãs sempre especularam sobre o simbolismo no conto.
O primeiro irmão foi pensado como Lord Voldemort que, tipicamente dele, queria mais poder.
O segundo irmão supostamente representa Severus Snape, já que o amor foi sua queda (se você se lembra, ele amava Lily Potter).
E, finalmente, o terceiro irmão representa Harry Potter, que é um “homem humilde que simplesmente quer viver uma vida longa e feliz, livre do medo da morte”.
Então, quem representa a Morte? A teoria dos fãs diz que não pode ser outro senão o próprio Dumbledore.
Mas quais dicas suportam essa teoria?
Assista a teoria abaixo (em inglês):
No primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal , Dumbledore dá a Harry o manto da invisibilidade que supostamente foi passado pelo pai de Harry, James Potter.
E junto com o manto havia uma nota que dizia: “Seu pai deixou isso em minha posse quando morreu. É hora de ser devolvido a você. Use bem.”
E em segundo lugar, quando Harry é golpeado com a maldição mortal no filme, ele acaba em King’s Cross Station e cumprimenta Dumbledore como um “velho amigo”.
É uma ótima teoria dos fãs feita ainda melhor quando JK Rowling disse que era sua “favorita” depois de ser questionada sobre qual era sua teoria favorita de fãs no Twitter.
Dumbledore como a morte. É uma bela teoria e se encaixa. https://t.co/QqTQm2QnI0
– JK Rowling (@jk_rowling) 21 de agosto de 2015
Com Animais Fantásticos e Onde Habitam 2 chegando aos cinemas em breve e apresentando um Alvus Dumbledore durante seus anos mais jovens (graças a Jude Law), essa teoria dos fãs é certamente uma para se pensar.