Tios, de sangue ou não, são essenciais para a vida de uma criança.
Assim como os pais, eles ajudam a reforçar a educação dos pequenos – mas também mimam muito e fazem muita bagunça com eles. Além de, é claro, darem muito amor. Para as crianças, os tios representam uma figura adulta mais descontraída, em quem também podem confiar e criar um laço de cumplicidade. Por isso, essa relação é muito importante.
Tios podem ajudar na criação
Os tios podem ser um poderoso apoio na criação das crianças.point 80 | Para os pequenos, tios são quase como os pais, mas com uma visão um pouco diferente, mais divertida, descontraída.point 176 | Então, podem auxiliar os pais até mesmo fazendo alguns testes com os pequenos, ajudando-os a descobrir, por exemplo, como seus filhos se comportam longe deles, em uma noite fora de casa ou em longos passeios.point 350 |
No entanto, os titios e titias precisam respeitar os limites impostos pelos pais.point 69 | Se não é permitido que a criança consuma doce ou durma muito tarde, os tios devem reforçar essas regras e não as quebrar.point 168 | Respeitar a autoridade dos pais é fundamental para que as crianças compreendam os limites impostos.point 253 | 1
Relação com os tios na adolescência
Conforme as crianças vão crescendo, a relação com os tios vai modificando. Na adolescência, essa confiança pode fazer com que os sobrinhos e tios se tornem grandes amigos e confidentes, garantido que o jovem seja guiado durante essa fase tão complicada de forma correta e consciente. Acredite, existem tios que até mesmo acompanham os sobrinhos na balada!
Independentemente dos laços se sangue – já que tios e tias não precisam ser irmãos ou irmãs dos pais, podem ser amigos próximos – e da idade dos sobrinhos, essa relação é fundamental. Afinal, tio e tia são pessoas que amam incondicionalmente e estão sempre prontos para dar um carinho, um abraço, para acolher e aconselhar. Além de poderem dar aquela folguinha tão necessária para os pais.
E você, tem uma boa relação com seus tios? E com seus sobrinhos? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)