Tem um lugar mágico no Rio de Janeiro que é de deixar qualquer bom cervejeiro todo arrepiado.
Das fronhas dos travesseiros aos abajures, pôsteres, enfeites e adornos sobre os móveis, as cervejas estão em todo o lugar (até mesmo nos frigobares)! Não dá para escapar das geladas!!
O objetivo por trás de toda essa decoração do Beers Five Hostel é justamente promover uma imersão no universo da cerveja artesanal. E o lugar escolhido para a instalação do hostel só ajuda mais nessa imersão, pois, o ele está localizado em um dos redutos mais boêmios da cidade do Rio de Janeiro; o Santa Tereza.
As casas do bairro possuem uma arquitetura portuguesa, suas vielas são bem arborizadas e existem ateliês e estúdios artísticos a cada esquina virada ali. Definitivamente, o Santa Teresa é um lugar maravilhoso para aqueles dias que só queremos relaxar e contemplar sobre a vida.
O que também pode atrair aqueles que sabem apreciar uma boa cerveja são as noites da mais refinada boemia, com botecos e restaurantes genuinamente cariocas. Isso sem falar que o hostel não fica tão distante assim da Lapa e do Largo dos Guimarães.
Desde 2013, Marcele Porto, instalou a hospedagem num casarão de 800 metros quadrados, que possui seis quartos e pode acomodar até 25 pessoas. Mais de mil hóspedes de pelo menos 50 nacionalidades diferentes já tiveram o prazer de desfrutar do local.
Segundo a dona do local, Marcele, os alemães, os chilenos e os turistas que vem de São Paulo são aqueles que ficam mais entusiasmados com a proposta de degustar e conhecer melhor as cervejas artesanais. “Oferecemos para eles novas oportunidades de descobrir o Rio através da cerveja.”, ela disse num relato.
Todas as histórias guardadas por trás do rótulo de cada uma das cervejas oferecidas no hostel, como a Complexo do Alemão, a Paquetá e a Raízes, são contadas por Marcele aos hóspedes com bastante entusiasmo. A parceria entre os cervejeiros e a dona do hostel é tão grande que uma das cervejas, a Complexo do Alemão, ganhou um quarto decorado sob medida no estabelecimento.
“Quando as pessoas decidem fazer uma viagem, elas se predispõem a conhecer histórias e, na medida do possível, fazer parte delas. Acredito que as cervejas que oferecemos são traços genuínos da cultura carioca e mostram exemplos de superação que fazem com que as pessoas se sintam mais próximas e envolvidas com a nossa atmosfera.”, relatou de maneira inspiradora.
Como nem tudo são flores, Marcele passou por algumas dificuldades com seu negócio em 2015 e, então, resolveu promover algumas reformulações ao lugar. A mulher adotou o conceito de guest house, onde um anfitrião recebe os hóspedes. Além disso, o hostel é um dos poucos na cidade a aceitar aceitar crianças, oferecendo até mesmo quartos privativos para famílias e casais.
Outra proposta implantada pela mulher é a do quarto solidário, onde parte do valor da hospedagem é destinado ao Favela Art. O projeto ao qual ela ajuda, liderado por Mariluce Mariá Souza, oferece oficinas de educação artística para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, e cria pinturas urbanas em paredes e muros da comunidade do Complexo do Alemão.
© Todas as Imagens: Hypeness
Você se hospedaria em um hostel como esse? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!