Finalmente o ano de 2018 deu as caras e com isso o governo já começa a se preparar para as próximas eleições do país com algumas pequenas mudanças.
Uma delas será em relação ao horário de verão brasileiro, que terá o seu tempo reduzido.
O que exatamente significa essa mudança?
No ano passado tivemos um intenso debate sobre a permanência do horário de verão. O presidente Michel Temer bateu o martelo e disse que a medida continuará valendo este ano, porém passará por uma pequena mudança para que não atrapalhe o horário de apuração das eleições presidenciais.
Em 2018, ele acontecerá em período reduzido; em vez começar no terceiro domingo de outubro, o início do horário de verão será no primeiro domingo de novembro. A data final , contudo, permanecerá a mesma. Ou seja, ela será no terceiro domingo de fevereiro.
Todos os anos, Brasileiros de 10 estados mais o Distrito Federal precisa adiantar por uma hora os ponteiros dos relógios para a diminuição do consumo de energia.
Qual o motivo por trás disso tudo?
A pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, a mudança seria feita para uma melhor organização na hora das eleições. De acordo com ele, isso facilitará a apuração dos votos, pois, sem o horário de verão, o país não terá uma diferença tão grande de fusos horários.
O primeiro turno da eleição de 2018 está previsto para o dia 7 de outubro, enquanto o segundo para 28 de outubro. O maior objetivo por trás disso é evitar o acontecido em 2014, quando a divulgação dos resultados do segundo turno só pode ser feita após do fim da apuração no Acre, às 17 horas, ou seja, às 20 horas no horário de Brasília.
Mas, por que o horário de verão existe?
© Filipe Costa
Muitos se fazem essa pergunta quando chegam os anúncios. Poucos sabem que o horário brasileiro de verão, implantado em 1931, na verdade existem para permitir um maior aproveitamento da luz solar e diminuir o consumo de energia no final do dia.
A notícia da manutenção não agradou algumas pessoas. Ultimamente, a medida está sendo muito questionada pelo Ministério de Minas e Energia. Eles se perguntam se ela realmente causa algum impacto na economia de energia do país.
Você acha que o horário de verão deveria ser mantido pelos próximos anos? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!