Se você costuma ter manchas roxas em diferentes partes do corpo, mas não consegue lembrar de ter batido em algum lugar ou encontrar um motivo para a contusão, é preciso ter bastante cuidado! Muitas vezes, não damos importância a este sintoma, acreditando ser algo normal, mesmo quando as marcas aparecem na pele com certa frequência.
No entanto, em muitos casos, os hematomas que surgem sem causa aparente podem ser um sinal de doenças. Algumas, inclusive, consideradas graves. Por isso, é fundamental dar a devida atenção para este sintoma e consultar um médico, principalmente quando as manchas aparecem com frequência.
Os hematomas podem ser um sintoma das seguintes doenças:
Lúpus – Esta doença autoimune, em geral, afeta pele, articulações, rins e cérebro. Sendo assim, é comum que pessoas com esta condição sofram com uma inflamação nos vasos sanguíneos, chamada vasculite. Neste caso, os vasos acabam se rompendo, principalmente os capilares, que causam hematomas mesmo que não haja uma batida no local.
Hemofilia – É um distúrbio que impede o sangue de coagular corretamente após um ferimento, seja interno ou externo. Esta condição pode ser extremamente perigosa. Dentre os principais sintomas estão o aparecimento de hematomas grandes, além de dor e inchaço nas articulações, sangramento inexplicável e presença sangue na urina ou nas fezes.
Cirrose – Causada principalmente por hepatite e alcoolismo crônico, esta doença gera danos irreversíveis ao fígado, que perde a capacidade de desintoxicar o organismo, processar alimentos e produzir algumas proteínas. Sendo assim, pode causar o aparecimento de manchas roxas, além de cansaço extremo, sangramento gastrointestinal e inchaço abdominal.
Púrpura trombocitopênica idiopática – Conhecida como PTI, esta doença acontece quando o sistema imunológico ataca as plaquetas no sangue por engano, fazendo com que a contagem delas fique muito baixo. Os sintomas mais comuns são hematomas, hemorragias e pequenas manchas vermelhas na parte inferior das pernas.
Leucemia – Esta doença é um tipo de câncer que afeta os tecidos formadores de sangue, assim como a medula óssea. Caso a doença seja de crescimento lento, ela pode ser silenciosa e não apresentar sintomas. No entanto, quando a progressão é considerada rápida, alguns indicadores fazem parte do diagnóstico, como cansaço, perda de peso, sangramentos e hematomas.