X
    Categories: +Cotidiano

Há uma competição na Coreia do Sul em que ganha quem não fizer absolutamente nada!


Parece que as competições mundo afora estão ficando cada vez mais peculiares e essa realizada na Coreia do sul está chamando a atenção por sua originalidade.

ADVERTISEMENT

A competição se chama “Space Out” e foi criada pela artista visual sul coreana WoopsYang no ano de 2014, com o objetivo de encorajar viciados em tecnologias e pessoas extremamente estressadas a relaxarem.

ADVERTISEMENT
fonte: Jung Yeon-Je/AFP/Getty Images

 

Em entrevista ao site Vice, a artista revelou o motivo pelo qual decidiu criar essa competição:

“Eu estava sofrendo da síndrome de burnout na época, mas ficava muito ansiosa se tentava relaxar e não fazer nada produtivo. Achei então que todos nós nos sentiríamos melhores por não fazer nada se fizéssemos isso juntos”, revelou.

ADVERTISEMENT

A competição reúne anualmente 70 pessoas no parque Ichon Hangang e dura em torno de 90 minutos. Ela se tornou tão famosa que cerca de 2000 pessoas se candidataram para participar em 2016 e a artista precisou fazer pré-eliminatórias para selecionar os 70 melhores candidatos.

ADVERTISEMENT

fonte: Jung Yeon-Je/AFP/Getty Images

 

Porém, se você pensa que essa é uma competição fácil, está enganado. Para vencer é preciso estar de acordo com algumas regras: é proibido usar celulares, conversar, rir, verificar o seu relógio e dormir. Há um painel de jurados que fica de olho se as pessoas estão realmente cumprindo as regras.

ADVERTISEMENT

Para se certificarem de que as pessoas estão realmente relaxadas, os batimentos cardíacos dos participantes são checados a cada 15 minutos. O vencedor é aquele que tiver seus batimentos cardíacos mais estáveis.

ADVERTISEMENT
fonte: Jung Yeon-Je/AFP/Getty Images

 

A competição traz um profundo significado. Segundo o Korea Times, a população sul coreana é uma das mais estressadas do mundo, sendo que 9 em cada 10 coreanos é vítima de estresse relacionado ao trabalho e a vida social.

ADVERTISEMENT

Por conta disso, a artista decidiu causar um grande impacto com o evento: a competição é realizada em uma segunda-feira de manhã, dia e horário mais tumultuados na cidade grande. Também é realizado em um local bastante movimentado, para enfatizar o contraste entre o grupo de pessoas que não faz absolutamente nada e o caos da vida urbana ao redor deles.

ADVERTISEMENT

fonte: WoopsYang Company

 

WoopsYang também encoraja as pessoas a usarem seus uniformes de trabalho ou roupas que representem sua profissão, para que a competição se pareça com uma “miniatura da cidade”. Ela acredita que com isso está demonstrando que o estresse pode afetar a todos os grupos de cidadãos, mas também que todos eles podem se beneficiar de um pouco de relaxamento.

ADVERTISEMENT

Por mais que algumas pessoas achem que esse evento não tem serventia alguma, a artista não se importa. Ela acredita que, se os objetivos não forem considerados, pelo menos a competição é uma forma de entretenimento.

“Eu consegui promover uma opção de entretenimento que não envolve tecnologia ou dinheiro”, declarou.

ADVERTISEMENT

 

E ai, você toparia participar de uma competição como essa? Acha que conseguiria ser o campeão? Conta pra gente!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!