A maioria de nós tem inúmeras dúvidas sobre o estilo de vida da população que não escuta ou que escuta parcialmente (hoje, a comunidade surta está contando com quase 10 milhões de pessoas).
Afinal, eles sabem falar? Sua condição é genética? Como fazem para ler lábios? E como é que escrevem?
Para explicar todas essas questões, ninguém melhor que eles próprios, certo?
Pois o Youtube tem sido palco de um grande engajamento por parte de comunidades de jovens surdos. Eles fazem vídeos criativos e informativos, nos quais conseguem se expressar com estilo!
Essa geração de youtubers surdos tem ganhado cada vez mais seguidores nas redes sociais, e é através de seus vídeos que acompanhamos como é o seu dia-a-dia.
“Antes, nós nos sentíamos excluídos pelos ouvintes, mas agora não mais, estamos convivendo muito mais com eles, aprendendo o português e ensinando Libras”, compartilhou Tainá Borges, 16 anos, em entrevista ao HuffPost Brasil.
ADVERTISEMENT
Natural de Caxias do Sul, a jovem é surda e comenda um canal no Youtube, o Visurdo, junto com o seu irmão Andrei Borges, que também é surdo.
“Não tem muitos intérpretes de Libras na televisão ou em outros lugares, como escolas, palestras e eventos.point 210 |
ADVERTISEMENT E a gente não tem muitas escolas bilíngües que são boas para os surdos.point 58 | Se você buscar na internet ou até em livros, você encontra ótimos conteúdos sobre Libras.point 133 | Mas falta um lugar para a gente poder compartilhar o nosso dia a dia e os nossos interesses, que são os mesmo que os dos ouvintes.point 238 |
ADVERTISEMENT O principal objetivo do canal é esse, mostrar para os ouvintes que eles precisam reconhecer a nossa língua”, compartilha a garota.point 116 | 1
Recebendo uma mãozinha da família para gravar os seus vídeos, os dois irmãos tratam de temas variados e pessoais. Eles contam como foi o processo de alfabetização dos pais para aprenderem a língua dos sinais, por exemplo, a fim de se comunicarem com os filhos.
Outros youtubers surdos que você não pode deixar de conhecer:
1. Léo Viturinno
Léo fala de diversos temas, desde curiosidades sobre o mundo dos surdos até questões LGBTs. Nas redes sociais, ele criou a campanha #YoutuberPõeLegenda para incentivar as pessoas (principalmente os produtores de vídeo) se preocupem com quem não consegue ouvir, apenas ler os vídeos.
2. Germano Dutra Jr.
Ele é mais conhecido como Surdo Cult, e dedica o seu canal para fazer comentários sobre o universo nerd cultural dos filmes, séries e personagens.
3. Gabriel Isaac
Ele é um dos youtubers surdos mais assistidos do Brasil, e seus vídeos costumam tratar de questões políticas.
4. Flávia e Bruno
O casal fala principalmente sobre as dinâmicas dos relacionamentos afetivos (amorosos) para a comunidade surda. São dois fofos!
E então, o que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)