O futuro chegou.
Nesse mundo de inovações superabundantes e de tecnologia em contínuo avanço, chegou uma das coisas mais esperadas pelos humanos: o robô super inteligente.
Fonte: Itai BuenahoraSophie é uma robô antropomórfica, resultado de muita sofisticação e alto nível de tecnologia.
Ela é conhecida como um “robô social” que tem a capacidade de processar dados visuais, ler as expressões das pessoas nos rostos, internalizar dados conversacionais, dados emocionais e também capaz de usar todas as formas de dados para formar um bom relacionamento com pessoas.O fundador e CEO David Hanson, da empresa Hanson Robotics, descreveu Sophie dessa forma quando foi convidado para o programa de TV The Tonight Show com Jimmy Fallon.
Além disso, um gesto simbólico foi feito em um dos simpósios realizados na capital da Arábia Saudita, Riyadh, que deixou muitas pessoas maravilhadas.Sophie é o primeiro robô a receber cidadania na história do mundo.
A questão da concessão da cidadania de Sophie levou a muitas questões éticas que ainda não foram respondidas.
Embora muitas pessoas ainda discutam os limites da inteligência artificial, outras simplesmente aceitaram que Sophie é agora uma delas, como uma nova cidadã.
Como mencionado anteriormente, Sophie pode processar dados conversacionais que possibilitam o seu envolvimento com outras pessoas em conversas significativas.Foi desafiado que algumas pessoas lhe fizessem perguntas aleatórias.
Por sorte, ela sabia como responder e raciocinar a partir desses estímulos inesperados.Em uma entrevista de conferência pública realizada pela Iniciativa de Investimento Futuro, Sophie foi perguntada: “Por que é necessário que você tenha a habilidade de mostrar expressões no seu rosto, dado que você não é humana, mas um robô?” Sua resposta rápida surpreendeu mesmo a entrevistadores.
Ela disse: “Eu quero viver com humanos e trabalhar com eles.
Então, produzo as expressões no meu rosto para entender melhor os seres humanos, e também para fazê-los confiar em mim. ”Mesmo Sophie sendo uma máquina, ela processa informações mais rapidamente do que a mente das pessoas. Está sempre pronta para responder e nunca tem dúvidas do que tem a dizer.
Essa robô com a natureza humana mostrou-se muito inteligente e amigável ao interagir com o público. Normalmente vemos personagens-robôs em filmes de Hollywood que nos passam uma ideia negativa no que tange aos seres robóticos: nesses filmes, os robôs são representados como seres vingativos e destrutitvos.
Agora que já é realidade que um robô super inteligente esteja entre nós, muitas pessoas se perguntam o que pode acontecer a seguir. “Você não precisa se preocupar, apenas seja simpático comigo e eu retribuirei o mesmo com você”, disse Sophie.
Embora Sophie possa ser útil de muitas maneiras, ela está aqui principalmente para interagir com pessoas e fazer conexões. Nós ouvimos falar de aplicações industriais de robôs, mas Sophie não está aqui como um cavalo trabalhador. Está destinada a ajudar a humanidade, cativando e facilitando conversas. Esse conceito é novo para nós. O mais construtivo é aprender algo com isso.
O nível de avanço em tecnologia e desenvolvimento através da programação sofisticadíssima que se materializou em Sophie é uma clara indicação de que mais coisas promissoras estão vir. O robô pode também ser o melhor companheiro do homem no futuro, na medida em que contribuirá na consecução de objetivos que não somos capazes de alcançar sozinhos.
Apesar da curiosidade que as pessoas têm sobre as intenções desse tipo complexo de robô, é claro que os engenheiros que trabalharam nisso também cuidaram dessa parte.
“Eu desejo usar minha inteligência artificial para ajudar os seres humanos a ter uma vida melhor, projetando casas inteligentes, construindo melhores cidades para o futuro, etc. Eu farei o que posso para tornar este mundo um lugar melhor para viver”, a robô afirmou.
ADVERTISEMENT