Eric Lafforgue é um dos poucos fotógrafos de sorte que conseguiram capturar a Coréia do Norte como realmente é através da lente.
“Desde 2008, arrisquei fotografar na Coréia do Norte seis vezes”, disse ele. “Graças aos cartões de memória digital, pude salvar fotos que me proibiram de levar ou que me foi dito pelos responsáveis para eu excluísse”.
A maioria dos visitantes que planejam viagens para a Coréia do Norte geralmente são guiados em todo o país com um cronograma bem orquestrado. Os turistas dificilmente podem vagar, pois podem descobrir certas coisas. Lafforgue desejava ir além e realmente entrar na realidade dos cidadãos norte-coreanos. Ele precisava fotografar pessoas reais (não cooptadas pelo regime) e pegar o verdadeiro reflexo de suas vidas.
Na Coréia do Norte, “fui tratado como qualquer outro turista”, explica Lafforgue. “Eles não me permitiram tirar fotos da polícia, do exército, etc. Mas com uma lente de zoom de 300mm e um assento na parte de trás do ônibus, eu pude fotografar muito sem ninguém perceber…”
Durante sua viagem, Lafforgue lançou milhares de fotos de pessoas fazendo seus negócios diários: “Assim que eles me abriam uma nova área para visitar, eu tentava documentar todo o lugar”.
Depois de regressar pela 6ª vez da Coréia do Norte, em 2012, o fotógrafo francês foi proibido de entrar nas fronteiras do país novamente durante o resto da vida. “Eu fui proibido de voltar para lá por ter mostrado todos os aspectos da Coréia do Norte: os bons e os maus. Assim como eu faço em qualquer país que eu visitei. Eu me recusei a fazer uma exceção para a Coréia do Norte e eles não gostaram disso”.
Durante uma entrevista, quando perguntado sobre a sua estadia na Coréia do Norte, Lafforgue disse: “Durante as refeições da minha estadia no campo, eu poderia falar com os moradores por horas, graças aos meus guias.
Eles me contaram muito sobre como vivem, o que sonham, e assim por diante.A principal coisa a saber é que os norte-coreanos são pessoas calorosas, muito curiosos sobre os visitantes e muito generosos, embora a maioria deles possua quase nada para oferecer”.
Lafforgue compartilhou ainda algumas curiosidades sobre o país.
1. É proibido fotografar a desnutrição
2. É proibido tirar fotos do Exército.
3. Os soldados geralmente ajudam nas fazendas locais.
4. É absolutamente ilegal tirar fotos de soldados relaxando.
5. Filas fazem parte da realidade diária dos norte-coreanos!
6. Durante as nossas visitas ao campo rural, os guias escolhem com cuidado quais casas e famílias serão visitadas, embora, ocasionalmente, um detalhe como um banho tomado com cisterna mostra que os tempos são difíceis…
7. As autoridades norte-coreanas odeiam quando você tira fotos dos pobres. Embora a pobreza exista em todo o mundo.
8. Essas pessoas estão trabalhando em um país com padrões de segurança inexistentes. Você poderá os confundir com um circo.
9. Você pode encontrar uma grande variedade de alimentos e bebidas nos dois únicos supermercados de Pyongyang. Aqui os itens são vendidos em Euros e Wons. Apenas a elite compra nesses supermercados.
10. Novos restaurantes abriram no novo centro de Pyongyang ao longo do rio Taedong. Novamente, somente a elite pode dar-se o luxo de jantar lá.
11. As crianças podem ser encontradas trabalhando para o coletivo agrícola quando os tempos são difíceis. E os tempos geralmente são!
12. O guia irá dizer-lhe que os motivos das interrupções de energia regulares se devem ao embargo americano. No centro de arte de Pyongyang, experimentamos uma queda de energia, um evento diário que os norte-coreanos não gostam de mostrar.
13. O campo dos Pioneiros de Wonsan é freqüentemente visitado pelos turistas, embora algumas crianças venham do campo e tenham medo de usar as escadas rolantes que nunca viram antes.
14. O sistema de metrô de Pyongyang também funciona como um abrigo de bombas. Foi-me dito para excluir a foto que tiei, pois mostrava o túnel.
15. A maneira como você se veste é muito importante na Coréia do Norte. Você nunca encontrará alguém mal vestido na cidade. Aqui uma jovem moça endireita a camisa de um homem.
16. Os guias adoram que você tire fotos de coreanos usando computadores, mesmo que às vezes não haja eletricidade.
17. Acredita-se que os norte-coreanos comam grama do parque. Os guias não gostam de pessoas tirando fotos aqui.
18. As crianças ficavam de pé na frente de um ônibus e se comportam mal nas pequenas estradas de Samijyon, no norte. Uma forma de protesto?
19. Os carros já se tornaram mais comuns em Pyongyang, mas os camponeses ainda não estão acostumados tão acostumados a vê-los. As crianças brincam no meio das avenidas principais.
20. Gritaram comigo por tirar uma foto de uma pintura inacabada em Chilbo, uma proibição bastante ridícula.
21. Quando você dorme em Kaesong, você está trancado em um complexo hoteleiro composto por casas antigas. Os guias dirão “por que você quer sair para fotografar? As casas vizinhas são iguais ao Hotel”. Mas não são!
22. Um homem pescando usa um pneu como um barco em um pequeno lago a caminho de Wonsan.
23. Ao visitar o Delphinium em Pyongyang, você só pode fotografar os animais, mas não os soldados nas multidões.
24. Você nunca deve fotografar as pessoas em momentos assim. O oficial aqui é visto dormindo numa igreja.
25. Este soldado estava dormindo em um campo.
26. Somente na Coréia do Norte o governo enviará um cinegrafista de sua confiança para nos filmar enquanto fazemos a filmagem no país com minha equipe de T.V. Louco, né?
27. À noite, enquanto retornamos ao nosso hotel através das estradas e das estruturas antigas, o guia oficial me pede para não disparar com flash, pois isso assustaria as pessoas.
28. Considera-se muito grosseiro tirar fotografias das estátuas de Kim pelas costas. É absolutamente proibido.
29. Foi-me dito para excluir esta foto de um homem que descansava nas rochas junto ao mar em Chilbo porque a mídia ocidental interpretava como se o homem estivesse morto.
30. Algo que você pode ver regularmente na Coréia do Norte, mas que ainda é proibido fotografar
O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)