Todo mundo conhece essa regra, não? Se a comida ficou no chão por menos de cinco segundos, então não tem problema comê-la.
É a famosa regra dos cinco segundos.
No entanto, é hora de desmistificarmos algumas coisas sobre essa história de comida que cai no chão.
- As bactérias estão por todo lado, independentemente de você ter acabado de passar pano ou ter varrido o chão.
ADVERTISEMENT Elas estão nas suas mãos enquanto você abre um pacote de bolachas.
Elas estão na sua camiseta, nas suas calças, nos seus cabelos. Você está em contato direto com elas e a maioria não é capaz de fazer mal a você. - É claro que uma comida, ao cair no chão, fica suja e entra em contato com uma zona de micróbios.
ADVERTISEMENT Uma balinha que cai no tapete, por exemplo, entra em contato com inúmeros ácaros.
Mas há certa de 9 mil diferentes espécies de criaturas microscópicas na poeira de nossas casas, incluindo 7 mil tipos diferentes de bactérias, de acordo com um estudo feito por pesquisadores das universidades do Colorado e da Carolina do Norte, no EUA, em 2015.ADVERTISEMENT E elas não estão todas no chão, obviamente.
Estão dispersas por aí. - Apesar dessa grande quantidade de micróbios, a maioria é inofensiva e você não precisa se preocupar.
ADVERTISEMENT Dessa forma, é impossível se esconder de micro-organismos.
Vivemos e respiramos em um mar de bactérias.
Inclusive, você carrega vários tipos delas na pele. Aliás, frequentemente liberamos bactérias pela pele e pelo ar que respiramos.
- Segundo um estudo da Universidade de Yale, cada pessoa libera cerca de 38 milhões de células bacterianas no ambiente a cada hora.
ADVERTISEMENT E mesmo assim há mais de cem anos nos dizem que micro-organismos são perigosos e que precisamos matá-los.
- Se algo cair no chão, não há grandes problemas em recolher e comer, desde que o ambiente seja minimamente seguro.
ADVERTISEMENT No entanto, se se tratar do chão relativamente limpo de uma casa, juntar o alimento e comê-lo não causará danos à saúde.
Indo para um extremo: nosso corpo é tão bem equipado contra essas bactérias que até mesmo lamber o assento do vaso sanitário é relativamente seguro.ADVERTISEMENT Nojento, né? Mas ninguém precisa fazer isso!
Se há água parada no local, sujeira à vista ou até mesmo fezes, nesse caso é claro que não devemos comer o alimento.
- Certamente existem alguns agentes causadores de doenças no ambiente.
ADVERTISEMENT
Mas se um deles está no chão da sua casa, também podem estar em qualquer outra parte, como na mesa ou na maçaneta. Você pode ficar doente independentemente de ter comido algo que caiu no chão.
- Cuidados que devemos ter: lavar e ferver bem os alimentos, não comer carnes cruas ou mal passadas, ter condições minimamente decentes de saneamento básico em casa e no bairro, abaixar a tampa do vaso sanitário ao puxar descarga, ter como hábito lavar as mãos, arejar bem os aposentos de casa, etc.
ADVERTISEMENT
Não há uma barreira mágica entre seu corpo e o mundo das bactérias, então a regra dos cinco segundos não faz tanto sentido.
Na verdade, a exposição a micróbios faz bem para o nosso desenvolvimento imunológico. A “comunidade de micróbios” de uma criança começa a se parecer com a de um adulto por volta dos dois anos.Expor-se a esses bichinhos invisíveis é, dessa forma, uma empreitada inevitável – e, de certa forma, até mesmo benéfica!
E então, o que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)