Com o avanço da ciência, cada vez mais é possível descobrir doenças precocemente.
Porém, na maioria das vezes, é preciso esperar que a doença se manifeste para que seja possível detectá-la.
No entanto, um novo tipo de exame de sangue está sendo desenvolvido por cientistas do Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos. Segundo o jornal Daily Mail, com esse exame será possível detectar todo tipo de tumor cancerígeno até dez anos antes que se manifeste no organismo.
Conhecido como “biópsia líquida”, ele é capaz de analisar extensamente o DNA do paciente e, assim, conseguir detectar até o menor sinal da formação de tumores.
O exame já foi realizado em quase 200 pacientes com câncer no pulmão, próstata e mama.
Os resultados foram bastante promissores – funcionou em 90% dos casos.
Porém, em alguns tipos de câncer que, normalmente, são mais difíceis de diagnosticar, como o de pâncreas, a precisão do exame é um pouco mais baixa, de 55%. Ainda assim, é considerado um bom resultado, já que esse tipo de câncer só é percebido pelo paciente quando já está em estágio mais avançado e, por isso, tem um grande índice de falecimento.Assim que terminar a fase de pesquisa, caso seja comprovada a eficácia da “biópsia líquida”, os cientistas esperam que esse exame seja feito de forma rotineira, como fazemos atualmente o hemograma para checarmos a glicose, colesterol e outros fatores. Com isso, os pesquisadores estimam que o número de mortes causadas pelo câncer possa diminuir em até 50%.
Mas quando essa maravilha ficará disponível para a população? Aparentemente, não será preciso esperar muito, a empresa Grail, apoiada por multibilionários como Bill Gates, da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon, se interessou muito pelo projeto e pretende realizar os primeiros testes de mercado já em 2019.
Incrível!
O que achou? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)