A ex-catadora de materiais recicláveis, Márcia Pinheiro, se viu diante de um grande problema dentro de casa.
Morando perto de um dos maiores lixões da América Latina, no Distrito Federal, não conseguia encontrar vagas em creches públicas para colocar seus quatro filhos.
Foi então que Márcia resolveu ela mesma dar um jeito naquela situação, e daí surgiu a ideia de transformar sua casa em um local para que outras catadoras pudessem deixar gratuitamente seus filhos enquanto vão para o trabalho. Ela colocou o projeto em prática no ano passado e tinha o objetivo de acolher 30 crianças da região, de segunda a sexta.
Conforme seu projeto dava certo, Márcia começou a expandi-lo. Chamado de “artes e sonhos“, ela queria que o local fosse muito mais do que apenas um espaço para as crianças passarem algum tempo enquanto os pais trabalhavam. Por conta disso, conseguiu a ajuda de voluntários, que trabalham ao lado dela oferecendo aulas de inglês, pintura e matemática para todos os jovens da comunidade nos finais de semana.
Além das 30 crianças que ela toma conta durante a semana, mais 120 jovens se reúnem em sua casa todo o final de semana, em busca de um novo aprendizado. O trabalho é uma realização não só para ela, como para os jovens também. Os pais não sabem como agradecer por essa ajuda e acreditam que Márcia é peça fundamental para a transformação da realidade da região.
O que achou desse artigo? Conta pra gente nos comentários!
E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais histórias como essa!