De tempos em tempos, bate um desânimo de trabalhar sempre num mesmo ambiente.
Além das funções parecerem mais leves, socializar com pessoas queridas e divertidas no trabalho nos torna mais engajados e felizes!
Desde o início das pesquisas acadêmicas sobre gestão e mundo corporativo, ficou evidente como dinâmicas sociais influenciam o desempenho e produtividade dos funcionários.
Por exemplo: de acordo o levantamento feito pela empresa de consultoria empresarial Gallup, funcionários que têm um melhor amigo no escritório são sete vezes mais propensos a se envolver mais no seu trabalho. Ainda, o estudo mostrou que ter um amigo no ambiente de trabalho faz com que nos conectemos à empresa com mais profundidade.
Já em estudo realizado pela empresa Evolv, descobriu-se que funcionários que tinham amigos no trabalho apresentavam menores riscos de desenvolver mau comportamento e eram até 20% menos propensos a abandonar o emprego.
E segundo uma pesquisa da Universidade Rutgers, ter amigos no ambiente de trabalho pode trazer benefícios em termos de produtividade essencialmente dita (desempenho, resultados), como mostra artigo publicado na Harvard Business Review (HBR).
A pesquisa é pertinente principalmente porque muita gente parte do pressuposto de que trabalhar com amigos mais atrapalha do que ajuda.
Os acadêmicos descobriram que ter relações múltiplas aumenta a produtividade dos funcionários porque estes ficam com um melhor bom humor ao interagir com pessoas que gostam, buscam conselhos e trocam diferentes ideias ao longo do dia, adquirindo mais confiança, estabelecendo projetos conjuntos e melhorando a sua capacidade de comunicação e gestão.
Outra razão da melhora da produtividade é o acesso a informações internas obtido quando se tem amigos – essas informações provavelmente não estariam acessíveis caso não existissem conexões de amizade ou simpatia dentro da esfera do trabalho.
Ainda que a distração seja um risco a se correr com a amizade dentro do ambiente de trabalho, a pior consequência não é tão cognitiva, mas emocional: a pesquisa aponta que ter mais amigos no trabalho pode desencadear uma alta taxa de exaustão emocional, já que é necessário dispender mais energia e atenção para cultivar as amizades. Nesse caso, é possível constatar que a amizade pode, sim, ser uma fonte de estresse, e não só de prazer.
O que se conclui, afinal, é que trabalhar com amigos pode ser ótimo ou terrível, dependendo da nossa capacidade de equilibrar os afetos. Tendo objetivos e metas claras e sabendo comunicar sem agredir, a chance de tirarmos máximo benefício da presença de pessoas queridos dentro da esfera do nosso trabalho é grande!
E então, você trabalha com algum amigo? Concorda com esse estudo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)