Em um estudo recente organizado pela Universidade Emory de Atlanta, Estados Unidos, 3 mil voluntários tiveram suas relações analisadas e avaliadas.
Dentre eles, havia apenas pessoas casadas ou recém-divorciadas. Nos resultados, descobriu-se forte relação entre casamentos bem-sucedidos e o tempo de noivado deles.
Em relação a casais que namoraram por um ano e aqueles que namoraram por dois anos antes do casamento, os que passaram maior tempo juntos antes de juntar as escovas de dente apresentaram 20% menos chance de divórcio.
Já para aqueles que namoraram por 5 anos antes de subir ao altar, havia 50% menos chances de uma separação.
Embora esses dois dados indiquem que namorar por bastante tempo seja a melhor opção, o estudo concluiu que o tempo ideal de relacionamento entre um casal antes do casamento é de 2 a 3 anos. Isso porque comparando os casais com namoros de 2 anos e aqueles de 5 anos, verificou-se que os do primeiro grupo tinham 52% maior probabilidade de permanecer juntos para sempre.
De acordo com Dr. Andrew Francis-Tan, um dos responsáveis pelo estudo, o período de 2 anos é perfeito para que duas pessoas se conheçam o suficiente, mas sem perder o encanto. Em geral, eles possuem uma maior vontade de manter o casamento até o fim da vida, mas isso não significa que casais que namorem por mais de 2 anos irão se separar.
Francis-Tan ainda assinalou que comunicação e ideais em comum em relação ao dinheiro e à família são a chave para que os casamentos sejam duradouros.