Quem já sentiu sabe: as dores menstruais podem ser bastante incapacitantes.
Todos os meses, o útero se prepara para ser fecundado, revestindo suas paredes com uma espessa camada vascularizada. Após um período, caso não haja fecundação, ele libera as paredes em forma de menstruação.
Esse processo pode ser acompanhado de muitos incômodos e, muitas vezes, dores. A cólica, por exemplo, é um efeito colateral muito comum e pode variar entre leve e muito intensa. Algumas mulheres sentem tanta dor que não conseguem nem mesmo levantar da cama.
Mas será que realmente dói tanto assim? Bem, segundo a Academia Americana de Médicos da Família, os períodos menstruais dolorosos, chamados de dismenorreia, podem interromper o dia a dia de uma em cada cinco mulheres.
Para tentar exemplificar, um cientista britânico chegou a comparar a dor com a de um ataque cardíaco. John Guillebaud, da University College London, disse ainda que existem poucos estudos sobre a causa e as soluções para esse problema, mesmo que seja algo muito presente na vida das mulheres.
A dismenorreia pode causar, além da dor, cansaço, diarreia, cefaleia, depressão, ansiedade, náuseas e nervosismo. Mas especialistas dizem que é importante ter cuidado. Dores muito intensas podem ser sinais de algo mais grave, como endometriose.
Algumas dicas para aliviar dores causadas por cólicas:
1 – Descanse
Durante o período de menstruação, é natural sentir-se cansada e sem ânimo. Por isso, é recomendável relaxar e descansar. Ao deitar, mantenha a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a para amenizar as dores.
2 – Faça exercícios físicos
Aposte em alongamentos, ioga ou caminhada. Feitos regularmente, os exercícios liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.
3 – Coma os alimentos certos
Entre eles: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará.
4 – Evite alimentos gordurosos
Evite comer frituras e alimentos ricos em gorduras, pois aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero.
5 – Abuse dos chás
Beba chá de canela, age como analgésico amenizando a cólica. Outros aliados são os chás de hortelã e erva cidreira, que possuem propriedades calmantes e contribuem para o bem-estar.
7 – Use bolsa de água quente
A bolsa de água quente vai virar sua melhor amiga. O calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando as contrações do útero.
8 – Aprenda uma massagem relaxante
Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica.
Gostou das dicas? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)