Estar perto de uma criança pode ajudar a reduzir estresse e a viver por mais tempo, segundo estudo.
Pois é, de acordo com estudo recente, os avós que participam mais ativamente da infância dos seus netos vivem por mais tempo do que aqueles que não o fazem. Socialmente engajados, eles possuem mais estímulos cognitivos e envelhecem melhor, de acordo com o Dr. Ronan Factora, MD da Cleveland Clinic.
O estudo levou em consideração 500 idosos de 70 anos para cima. Os testes aplicados nos pacientes mostraram que os que participavam mais ativamente da vida dos netos tiveram um risco menor de morte em um período de 20 anos do que aqueles que não o fizeram. Assim, as conclusões do estudo apontam para uma aparente ligação entre o cuidado com os pequenos e a redução dos estresses e a geração de um tipo de envelhecimento com mais bem-estar e saúde.
Evidentemente, participar da infância dos netos não deve ser visto como encarregar-se de cuidar deles como se fosse uma babá. Dada sua idade, os avós devem respeitar suas limitações físicas e emocionais e aproveitar a aposentadoria para curtir um tempinho de serenidade e leveza com os netos. Do contrário, se se sobrecarregarem, o efeito sobre a sua saúde será contrário.
Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares!
Vídeo recomendado!
Aqui vão 7 legumes que você nunca deve comer crus