Por essa ninguém esperava: Uma pesquisa chegou ao surpreendente resultado de que as crianças que possuem ratos de estimação são mais felizes do que as que são donas de cães ou gatos.
O estudo chamado The RightPet Pet Ownership Study foi conduzido online entre os anos de 2010 e 2018, e pesquisou mais de 16.792 indivíduos de 113 nações e recebeu 64.284 avaliações em 32 tipos de animais de estimação e gado. Porém, o resultado mais chocante dessa longa e extensa análise foi, certamente, o amor das crianças por seus ratinhos.
Com base em 5.150 avaliações de 2.867 entrevistados de 74 países, adultos e crianças que possuíram ou possuem estes animais entre seus 10 e 17 anos, relataram que os ratos lhe deram mais satisfação do que qualquer outro tipo de animal de estimação, até mais do que gatos ou cachorros. E esses dados estão ligados à faixa etária, já que os entrevistados acima de 17 anos se mostraram muito mais amorosos em relação aos caninos e felinos. Ou seja, os ratos são os favoritos das crianças.
O fundador e editor da RightPet, Brett Hodges, acredita que algumas das razões por todo esse amor pelos roedores, especialmente em tenra idade, incluem o fato de que ratos são fáceis de cuidar, não custam muito, são ótimos para enlouquecer seus pais e são companheiros inteligentes e divertidos.
O mesmo estudo também descobriu que as mulheres preferem gatos a cães, enquanto os homens gostam de ambos os animais de estimação igualmente. Os donos de cães também tendem a ser mais felizes com cães de grande porte.