Vivemos em uma época dinâmica e repleta de informações.
Nossa geração vive mais, no entanto sofre de ansiedade e outros transtornos de estresse. Na loucura do cotidiano, como organizar nossos horários? Como encontrar tempo pra trabalhar, cuidar da família e ainda cuidar de si? Qual é o espaço dos projetos pessoais em meio a tantas atribulações dos estudos e do escritório? Confira abaixo dez dicas de como organizar melhor o próprio tempo e ser mais produtivo. Esperamos que as dicas ajudem você a alcançar as suas metas e a atingir uma melhor qualidade de vida :)
#1 – SAIA DO QUARTO
O quarto é lido pelo nosso cérebro como um lugar de descanso e ócio criativo. Ainda que estudemos ou trabalhemos em algum canto do nosso quarto (como numa escrivaninha, por exemplo), ainda assim o relacionamentos principalmente ao descanso.
O ideal é ter um local de trabalho específico para que não realizamos nossas tarefas na cama ou no sofá.
Se você quer ser mais produtivo, saia do seu quarto e procure os estímulos de um local mais promissor, como uma biblioteca pública, por exemplo.
#2 – LISTE O QUE PRECISA FAZER
A memória falha, e nem sempre podemos nos dar ao luxo de esquecer. Assim, faça uma lista das suas pendências: isso ajuda não só a memorizá-las e organizá-las mentalmente, como alivia a tensão e a ansiedade, que podem atuar como inimiga nessas horas.
Ao ter noção da quantidade de tarefas que ainda precisa concluir, você organiza o seu tempo de acordo com elas e estabelece metas e prazos.
Experimente!#3 – AFASTE-SE DAS REDES SOCIAIS
Há sempre alguma coisa acontecendo nas redes sociais, por isso elas são muito distrativas e consomem tanto do nosso tempo.
Se você não tem nada mais para fazer, interagir nas redes sociais pode ser uma maneira de passar o tempo, ainda que não seja a melhor.Por que você não opta por um passeio diferente? Chame seus avós ou os seus amigos, busque estímulos diferentes do que aqueles normalmente acessados por você.
Novas experiências, novos estímulos; novos estímulos, novos resultados. É daí que vem a mudança!Seja como for, as redes sociais são uma realidade e praticamente todas as pessoas estão conectadas umas com as outras. A quantidade de informação, no entanto, é capaz de nos aguçar a ansiedade, pois nos sentimos obrigados a separar assuntos inúteis dos relevantes. Se você estiver precisando de concentrar em uma tarefa, evite as redes sociais, pois elas são facilmente dispersantes e suas informações nem sempre são confiáveis.
#4 – ALIMENTE-SE E DURMA BEM
Recompense o seu corpo por todo o esforço que ele despende diariamente.
Priorize oito horas de sonho e uma rotina saudável: coma frutas, priorize alimentos integrais, diversifique o seu prato e não se esqueça de ingerir líquidos.
Você certamente perceberá a diferença que esses pequenos hábitos causam na nossa disposição para enfrentar as responsabilidades do cotidiano.
#5 – TENHA UMA PEQUENA ROTINA [dentro de um cotidiano flexível]
Relacionando-se ao tópico anterior, uma pequena rotina propicia que controlemos os nossos impulsos e atividades.
Além disso, biologicamente o corpo responde melhor à rotina – ex: dormir cedo, fazer cocô pela manhã, almoçar sempre numa mesma faixa de horário, etc.
Além de nos ajudar a controlar melhor as nossas ações, a rotina é prática porque não abre tanto espaço para dúvidas: se é a hora de ir para a aula de alemão, não iremos ir para a academia, e sim para a aula de alemão, certo? Rotina e disciplina são fatores essenciais para se potencializar a produtividade.
#6 – TENHA REUNIÕES DE PÉ
Ficar de pé favorece a circulação e, portanto, a troca de oxigênio no nosso corpo. É claro que devemos nos sentar ou deitar durante o dia, mas ficar de pé pode ser muito benéfico também. Ficamos mais comunicativos e dispostos quando já estamos em movimento, liberando endorfina. Assim, quando nos reunimos de pé com alguém, tendemos a usar mais partes do nosso corpo e até queimamos mais calorias, o que pode ser estimulante.
#7 – DIVIDA AS TAREFAS MAIORES EM PEQUENAS TAREFAS
As tarefas maiores não devem intimidá-lo a ponto de você desistir de cumpri-las. Se uma tarefa exige muito preparo, por que você não a divide em pequenos passos? Não tente subir 10 degraus de uma só vez, pois é mais provável que você rasgue as pernas do que de fato chegue lá. Suba de um em um degrau e evite colapsos nervosos ou frustrações.
#8 – EXERCITE-SE [se não for possível, apenas caminhe]
Exercitar-se libera endorfina, o hormônio do prazer e da boa disposição. Isso ajuda na produtividade, na medida em que exercícios físicos nos deixam mais atentos e lúcidos, além de reduzirem o grau de ansiedade das pessoas.
Há quem inclusive recomende que se pratique exercícios físicos antes de estudar, pois assim o cérebro liberará endorfina, preparando o corpo, e esvaziará a mente de preocupações e outros problemas, deixando espaço para a assimilação de conteúdo e consecução de objetivos determinados.
Se você não tem tempo ou energia suficiente para entrar numa academia ou algo do tipo, apenas caminhe no seu tempo livro.
A caminhada já ajuda no relaxamento do corpo e na fertilidade de ideais.
#9 – TENHA TEMPO PARA O ÓCIO CRIATIVO
O ócio criativo ainda é visto como um momento pouco produtivo na vida de alguém, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Nós não precisamos estar sempre nos mexendo e suando para nos sentirmos de fato produzindo algo. Na verdade, é no banho ou mesmo na cama, descansando, que nós temos as nossas melhores ideais.
Assim, descansar o corpo e a mente faz com que fisicamente nos recomponhamos e permite que pensemos com mais calma sobre tudo o que está acontecendo na nossa vida.
Portanto, ócio criativo é fundamental para o esclarecimento de questões pessoais, e por isso deve ser praticado com a devida atenção.
#10 – ESTABELEÇA QUAIS TAREFAS SÃO PRIORITÁRIAS
Começar tudo ao mesmo tempo é impossível. Você precisará estabelecer prioridades nas suas tarefas, a fim de cumpri-las com prazos de tempo diferentes.
Se você quer aprender a tocar violão em 2018 e tem uma prova na segunda-feira que vem, priorize a prova, certo? Isso não quer dizer que você não correrá atrás das aulas de violão – isso simplesmente quer dizer que você tem mais tempo para se preocupar com o violão do que com a prova, portanto a prova é uma pendência cujo prazo já está apitando.
Entendeu? :)