Lewis Bailey, quatorze anos de idade, estava animado para se apresentar na competição de talentos de sua escola.
Ele vinha praticando há semanas, mas apenas um dia antes do show, os funcionários da escola em Dudley, West Midlands, o impediram de atuar, alegando “inadequação de idade”.
O menino estava compreensivelmente angustiado porque vinha praticando sua performance há semanas, tudo com o apoio de sua família. Sua mãe, Natalie, 37, disse que a escola bloqueou o desempenho de seu filho porque era ilegal que menores de 18 anos realizassem atos de drag queen.
Lewis foi inspirado pela Drag Race de RuPaul e ficou devastado pela decisão da escola. Ele disse que não estava sendo “aceito pelo que é”.
O padrasto de Lewis o ajudou a misturar uma série de faixas com as quais ele dançaria, incluindo canções de Little Mix, RuPaul e Ariana Grande. Ela até comprou um blazer e uma saia de gola redonda com flores do eBay, enquanto a avó lhe deu saltos altos. Para completar, também usaria uma longa peruca para a competição.
Lewis disse que foi retirado da escola na segunda-feira para então, as autoridades da escola informá-lo de que ele não poderia comparecer ao programa da noite de terça-feira.
Ele acrescentou: “Eles dizem que é porque é ilegal, mas acho que a verdadeira razão é que eles não me aceitam pelo que sou”.
“Estou desconsolado e confuso, e depois de todo o esforço que coloquei nisso, minha confiança ficou abalada”.
Natalie apóia seu filho todo o caminho. Ela diz que o estilo Drag ajudou seu filho a sair de sua concha.
“Não há lei sobre representar uma mulher e dançar.” Não podemos encontrar nada em lugar algum que diga isso e, de qualquer maneira, é um concurso de talentos da escola, não uma competição “, disse.” Sua performance no show de talentos foi de se vestir como uma dama e dançar. Não há palavrões, nenhum comportamento obsceno, nada exagerado”.
“A escola é muito multicultural e acho que a instituição acredita que alguns dos pais não vão gostar, mas as pessoas devem ser capazes de fazer o que querem e ser o que querem ser, elas realmente perturbam sua confiança. ”
Mas Michelle King, diretora da Castle High School e da Visual Arts College, defendeu a decisão da escola.
Segundo King, “Castle é uma escola inclusiva que celebra a diversidade”.
“Com relação ao desempenho de nosso aluno Lewis Bailey no programa de talentos de fim de trimestre, tomamos a decisão de que não era apropriado para a idade, nem para o aluno nem para o público-alvo, seu grupo de colegas, que Lewis aparecesse como um ato de Drag Queen”.
“Entendemos que Lewis queria aparecer no estilo de RuPaul, cujo estilo de atuação é caracterizado por uma linguagem forte e uma insinuação sexual”.
“Nós convidamos Lewis para aparecer no show como cantor e ficamos felizes por ele ter se vestido do jeito que queria”.
“Lamentamos não ter comunicado isso antes, mas acreditamos que não é apropriado que os jovens realizem atos de resistência.”
O programa de TV de RuPaul exige que os participantes tenham pelo menos 18 anos de idade.
“Nossa decisão foi tomada inteiramente com base na idade apropriada, com sensibilidade quanto a Lewis e seus colegas.”