Muitos consideram a bebida energética como a primeira alternativa ao café, principalmente naqueles dias quentes, onde um café não vai bem. Acontece que , infelizmente, a bebida energética não é algo inofensivo de se ingerir.
Existem muitos riscos reportados à saúde, e já houveram alguns casos de morte que foram ligados ao consumo da bebida, de tão violenta que é a alteração que ela causa no organismo de quem à ingere.
Um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, com 2.055 jovens, mais da metade (55,4%) afirma que sentiu efeitos indesejados após terem bebido energético.
Descobriu-se que 24,7% dos voluntários na pesquisa, que possuíam entre doze e vinte e quatro anos, sentiram que as batidas cardíacas haviam acelerado. Este foi, inclusive, um dos sintomas mais reportados entre os jovens voluntários.
Em segundo lugar, 24,1% relataram dificuldade para dormir e 18,3% reclamaram dores de cabeça.
A partir do levantamento se apontou, ainda, que os energéticos causaram entre parte dos jovens náuseas, vômitos e diarreia (5,1%), dores no peito (3,6%) e, em casos raros (0,2%), ocorreu até convulsão.
O mais assustador: 5% dos voluntários procuraram ajuda médica por causa dos efeitos.
Waterloo David Hammond, professor universitário, o problema do produto esta tanto em sua composição, quanto na maneira que ele é consumido. Ele está certo de que os energéticos causam muito mais problemas à saúde do que o café.
“Os efeitos na saúde causados pelas bebidas energéticas podem ocorrer devido aos diferentes ingredientes em relação ao café, ou aos modos como são consumidas, incluindo na mistura com álcool ou durante atividade física; independente disso, os achados sugerem uma necessidade de aumentar a vigilância sobre os efeitos destes produtos na saúde”, ele afirma.
Vídeo recomendado – 10 Pessoas Que Se Passaram Com O Uso De Anabolizantes
Vídeo recomendado – Menino é Enviado à Emergência às Pressas Depois De Comer Hambúrguer Feito Pela Sua Mãe