Assim como muitas pessoas, Mauricio de Sousa também ama os animais.
Ciente de que a queima de fogos é um problema real para os bichinhos que sofrem e se assustam muito durante este ritual, o criador da Turma da Mônica decidiu suspender os estouros aonde passaria a virada do ano e utilizou a sua rede social para comunicar a decisão.
Ele, que tem uma chácara em Caçapava no interior de São Paulo disse:
“Aos meus vizinhos e amigos de Caçapava acostumados com a queima de fogos de artifício que realizei nos últimos anos no céu da minha chácara no bairro da Boa Vista (Tataúba): comunico que suspendi essa apresentação em respeito aos animais domésticos e silvestres que são muito maltratados com essa prática. O som das explosões é muito violento para suas audições. Volto com os fogos quando forem fabricados sem os estrondos.”
View this post on InstagramADVERTISEMENT
A atitude do cartunista é muito bacana, já que ele mesmo tem animais em casa e sabe muito bem como é difícil e como eles ficam quando os fogos de artificio são acionados.
A queima de fogos em sua chácara era uma tradição que perdurava por muitos anos, com duração de 10 minutos. A sua esposa, Alice Takeda sempre ficava no quarto com os dois cachorros da família, Bidu e Maria da Penha que mesmo acompanhados dela, ainda demonstravam medo, tremendo durante os estouros.
Inclusive, ele postou no Instagram uma foto do Bidu, seu Scottish Terrier no momento da queima de fogos de algum local próximo e como o animalzinho estava assustado.
Ainda assim, Maurício fez a sua parte e realmente utilizou outros meios para celebrar a vinda do ano novo, utilizando bastonetes de luz que não emitem sons e estrondos como os tradicionais fogos de artifícios que apesar de lindos podem ser muito nocivos aos animais domésticos e silvestres.
Tem sido cada vez mais comum a suspensão de queima de fogos, já que muitos animais morrem durante este ritual. Cidades como Campos do Jordão e até em outros países tem sido utilizado fogos de artificio silenciosos para evitar danos maiores à saúde dos animais.