Aos 34 anos, Diana Zepeda começou a se sentir mal e achou que estava com um simples mal-estar estomacal. Mas a sua condição foi se agravando seriamente, e mostrou que havia muitos motivos para se preocupar.
Diana sofria de diarréia já havia dois anos e, devido à carga de trabalho, achava que era uma consequência do estresse e do seu cotidiano corrido, que a obrigava a não comer bem. De repente, todos esses sintomas desapareceram e só em janeiro de 2017 vestígios de sangue apareceram em suas fezes a cada dois dias.
Diana pensou que tudo isso estava acontecendo por causa de seus maus hábitos alimentares, mas ela começou a se sentir muito mal e a ter muitas dores, então decidiu ver um gastroenterologista.
O médico da época deu-lhe fortes antibióticos para aliviar a situação, mas isso não melhorou. Então Diana começou a se preparar para fazer uma colonoscopia, mas infelizmente não conseguiu nem passar pelo estágio de preparação. Seus surtos de diarreia estavam violentos e a jovem vomitava muito.
Então eles tiveram que fazer uma sigmodoscopia, um tipo parcial de colonoscopia. Foi assim que descobriram um tumor bloqueando o cólon de Diana!
O câncer de cólon estava no estágio 4 e já havia se espalhado para o fígado, por isso tiveram que remover grande parte de fígado de Diana e uma parte de seu cólon, mais 20 linfonodos, a vesícula biliar e o apêndice.
Os médicos também tiveram que submetê-la a uma rodada de radiação para reduzir os tumores, a fim de removerem alguns de seus órgãos. Embora tudo tenha saído melhor do que o esperado, Diana aprendeu que é muito importante fazer exames regularmente e ver especialistas em casos de desconforto.
Diana utilizou-se da sua situação para alertar outras pessoas:
“Pare de auto-diagnosticar e, por favor, vá ao médico!”
Na Internet, outra pessoa comentou sobre o seu caso:
Tradução: “Duas semanas depois de completar 31 anos, fui diagnosticado com câncer de cólon no estágio 4.
Depois de 30 sessões de quimioterapia e 6 cirurgias de grande porte, estou finalmente em remissão.
Infelizmente eu também fui lidando com os sintomas por muito mais tempo do que deveria. Obrigada por compartilhar a sua história!! Em outubro passado, eu fiz 37 anos.Todo dia é um presente”.
Outro comentário para Diana foi este:
Tradução: “Em 2000, meu irmão Ryan foi diagnosticado com câncer de cólon estágio 4 logo depois do seu aniversário de 25 anos.
O câncer já havia se espalhado para o fígado e os pulmões.
Ele conseguiu sobreviver dois anos, mas morreu aos 27 anos. O câncer de cólon não é um problema ”de gente idosa”!!!! Se você tiver sintomas… vá a uma consulta! Se você tem um histórico familiar, faça exames.Não ignore isso, por favor”.
A taxa de câncer de cólon aumentou de forma alarmante nos últimos anos, especialmente em idades precoces. O diretor-geral da Aliança do Câncer Colorretal, Michael Sapienza, disse que embora as pessoas com mais de 50 anos tenham quatro vezes mais chances de ter câncer de cólon, os mais jovens também são afetados.
Ele compartilhou alguns sintomas que devem ser levados em consideração na prevenção desse tipo de câncer:
1. Mudanças nos hábitos intestinais que duram mais de uma semana.
2. Sangue nas fezes.
3. Perda de peso.
4. Cólicas persistentes.
5. Suores noturnos.
Mesmo que você sofra alguns desses sintomas, não é certo que se trata de câncer de cólon, mas é importante consultar um médico para garantir que sua saúde não esteja correndo nenhum risco, ok?
O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de curtir a nossa página para ler mais artigos informativos como este!
Vídeos recomendados:
Foi ao médico por causa de um resfriado e acordou sem braços e pernas!
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem
Os Sintomas Que As Mulheres Experimentam Durante A Perimenopausa