O café é uma das bebidas mais adoradas por nós, brasileiros.
Em uma pesquisa realizada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) constatou-se que 95% de brasileiros acima dos 15 anos de idade consomem pelo menos uma xícara por dia. Mas será que você realmente conhece todos os efeitos que essa bebida tão tradicional em nossa cultura causa em nosso organismo?
Quem pensa que café só serve para nos dar mais energia ou nos manter acordados, está muito enganado! Os efeitos da cafeína em nosso corpo duram por até duas horas depois de seu consumo, e ela atua diretamente em diversos órgãos do nosso corpo, como por exemplo; o coração, os pulmões, o estômago e etc. Dá só uma olhada no poder de ação dessa bebida no nosso corpo:
Efeitos do café no coração e pulmão:
Basta uma xícara de café por dia para se proteger o coração de futuros problemas cardiovasculares. Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo(USP). Isso se dá por conta dos antioxidantes naturais presentes na bebida, que impedem que radicais livres oxidem células saudáveis.
Além disso, a bebida pode facilitar a respiração, pois ela estimula o nosso coração ao mesmo tempo em que causa dilatação dos brônquios.
Ainda existem muitas divergências a respeito do efeito do café na pressão sanguínea. Alguns médicos dizem que ele pode fazer mal, outros discordam e defendem que a bebida não aumenta a pressão de maneira nenhuma. Caso você sofra de pressão alta, o indicado é conversar com o profissional da saúde que lhe atende e tirar todas as suas dúvidas com ele. Afinal de contas, ninguém melhor que o seu próprio médico para lhe esclarecer essas coisas, não?
Efeitos do café no trato digestivo e sua relação com emagrecimento:
Se para o coração o café faz um bem danado, pro estômago a história não é bem essa.
A bebida pode estimular a produção de ácido gástrico no estômago, acabando por irritar o órgão e gerar dor ou desconforto.Esse é um dos maiores motivos para ela não ser indicada para pessooas que sofrem de gastrite, uma doença onde você possui pequenas feridas em seu estômago; o ácido em excesso só as irrita e as inflama cada vez mais!
Já para pessoas com risco de ter diabetes do tipo II, o café é altamente recomendado, pois pode diminuir a incidência da doença nas pessoas, ainda que esse dado precise de mais algumas pesquisas.
Em relação ao emagrecimento, novamente existem várias discrepâncias de opiniões entre os funcionários da saúde. Alguns acreditam que ele ajuda na perda de peso pelo fato da bebida estimular a quebra de gordura. Enquanto outros fazem questão de ressaltar que, em excesso, ela pode causar um efeito contrário, estimulando a produção de um hormônio chamado cortisol, que está profundamente ligado ao aumento do peso.
Efeitos do café nos rins:
A cafeína dilata os vasos sanguíneos desses órgãos e por isso acaba estimulando a eliminação de urina. O perigo mora para aqueles que exageram na dose, pois isso pode levar a uma perda de líquido fora do comum.
Efeitos do café no cérebro:
A cafeína realiza uma grande influência sobre os neurotransmissores, causando efeitos como esses:
- Ação antidepressiva: a cafeína estimula a sensação de bem-estar e euforia, pois ela age diretamente sobre alguns neurotransmissores importantes para o nosso humor.
ADVERTISEMENT - Estimulante: a cafeína impede a ação de uma substância que é conhecida por ser um sedativo natural. Assim, ela torna o cérebro mais atento, o que explica bastante o efeito que a bebida possui ao nos deixar em alerta e tira o sono.
- Ação analgésica: a cafeína tem um efeito parecido com o da morfina, amenizando ansiedade e dores.
ADVERTISEMENT Ela é uma substância vasoconstritora e, por isso, combate dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca.
Efeitos do café nos hormônios:
Novamente, há um embate de opiniões entre os médicos em relação ao efeito do café sobre um dos nossos hormônios, o Estrogênio.
Alguns especialistas acreditam que a bebida permite com que esse hormônio circule pelo organismo por mais tempo, sem afetar o nosso corpo de nenhuma forma.
Enquanto outros falam que a bebida pode elevar os níveis de tal hormônio, alterando o ciclo menstrual e causando dores na mama.Efeitos colaterais e quantidade diária indicada:
O ideal é que não se exagere muito ao beber café, pois a bebida pode causar efeitos colaterais como insônia, gastrite, arritmia, inquietação, espasmos musculares, transtornos mentais temporários, confusão na fala, ansiedade, nervosismo, síndrome de abstinência, entre outros.
A bebida é altamente proibida para aqueles que possuem doenças como gastrite, refluxo gastroesofágico e distúrbios de ansiedade. Gestantes, lactantes e crianças devem consultar um médico antes do consumo.
A quantidade ideal de café indicada por um especialista é no máximo uma xícara por dia. Entretanto, se você é louco por café e não consegue parar só na primeira dose, consulte um especialista para saber se isso está fazendo mal ou não para o seu organismo!
© Fonte e Imagens: Fatima News
Qual a quantidade de café que você consome por dia? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!