Dormir mal afeta muitos aspectos de sua vida. Além do cansaço no dia seguinte, a falta de sono aumenta os níveis de estresse, afeta a memória e pode, até mesmo, impedir o processo de emagrecimento.
Recentemente, um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revelou que ter problemas com o sono pode ter efeitos ainda bastante perigosos para a saúde das mulheres, principalmente para as que demorar conseguir dormir.
No intuito de avaliar os impactos da falta de sono na pressão arterial, os cientistas analisaram dados de 323 voluntárias. Com isso, conseguiram concluir que as mulheres com maior dificuldade de pegar no sono têm mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
A pesquisa constatou que mulheres com algum distúrbio do sono, como insônia, dormir poucas horas por noite ou ter dificuldade em adormecer, apresentam uma alta significativa na pressão arterial. Com isso, também aumenta os riscos de desenvolver hipertensão, que pode causar infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Vale ressaltar que a hipertensão arterial é uma doença bastante perigosa, que pode desencadear outras comorbidades graves e, até mesmo, fatais. Por ser silenciosa e não apresentar muitos sintomas, é importante fazer um checkup regularmente. Além de, claro, cuidar e valorizar o sono.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem