Às vezes, as marcas de moda estão sem ideias e decidem copiar outras marcas ou artistas locais, e pessoas perspicazes observam esses plágios com muita facilidade.
No ano passado, a Dior lançou sua coleção pré-outono e as pessoas notaram que algumas de suas roupas pareciam familiares.
Acontece que o casaco da Dior tem uma semelhança com o tradicional casaco Bihor. A Dior está vendendo o casaco por uma quantia surpreendente de 30.000 euros, no entanto, nenhum dos rendimentos irá para a comunidade de Bihor, e mais, a Dior nunca creditou a fonte de onde a inspiração veio.
Bihor é uma pequena aldeia na Romenia, alertou sobre a gigante internacional, por copiar abertamente um casaco folclórico romeno e passá-lo por seu próprio design em sua coleção pré-outono de 2017.
A revista de moda romena, Beau Monde, lançou uma campanha com a ajuda de artesãos e designers nativos de Bihor, eles criaram uma nova linha de moda que ajuda a preservar suas tradições.
Ela permite que as pessoas comprem roupas autênticas tradicionais da Bihor pelo preço mais barato, pagando diretamente aos artesãos locais que fizeram as roupas.
Confira a deslumbrante coleção Bihor abaixo.
# 1
# 2
# 3
# 4
Bem, Dior foi pega copiando e não dando crédito a Bihor, e as pessoas não perderam a chance de criticar a empresa de moda e se manifestaram contra a marca.point 358 |
point 0 | 1
“Estou irada… Eles não possuem mais ideias atualmente! Não respeitam uma cultura conhecida, simplesmente roubam dela. Isso é uma tradição, não moda! Dior, huh? Pfff…”
“Tudo bem ser uma inspiração!! Mas não é certo esquecer de dar credito à Romênia ! Se eles derem os créditos, haverá muitos e muitos benefícios para o nosso país!”
“Vamos chamar isso do que realmente é: ROUBO. É exaustiva a linguagem de justiça social, apropriação cultural, má apropriação, todo dia se inventa uma palavra nova. Essa é uma peça de roupa cara com o rótulo da Dior que tem zero inspiração da Dior. Peguem eles, eles merecem ser expostos!”
“Uau, até os padrões são idêntico. Porém a Dior utiliza cores toscas que parecem uma cópia barata. Eu imagino que todas linhas e símbolos culturais possuem um significado para o povo de Bihor. Bem desrespeitoso da Dior se me perguntar. Agora se eles estivessem usando isso para conscientizar as pessoas sobre os romenos, seria diferente. Mas eles só estão ganhando em cima.”
Não é a primeira vez que a Dior copia o design de alguém, a empresa de moda já fez isso no passado também. Em janeiro, a Dior foi acusada pela marca People, de Nova Délhi, de ter desfeito seus designs, quando uma celebridade de Bollywood, Sonam Kapoor, usou um vestido da Dior para uma capa de revista que tinha o design da gravadora independente.
“Vídeo recomendado – Roupa esportiva de Kim Kardashian atrai olhares”