Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data para dar flores a quem você ama, é um dia que representa a luta das mulheres por igualdade.
Mas sabia que nem sempre foi comemorado nessa data?
Como começou
A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mulheres foi feita em 1909 pelo Partido Socialista norte-americano. No entanto, só foi colocada em prática no ano seguinte, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados.
Nem sempre foi comemorado no dia 8 de março
Nos primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher era comemorado no último dia de fevereiro.
Incêndio na fábrica de tecidos
É comum que se relacione o Dia Internacional da Mulher a um incêndio criminoso que ocorreu na fábrica de tecidos Cotton, em Nova York, no ano de 1857. O incidente matou mais de 120 trabalhadoras que protestavam por melhores condições de trabalho.
Origem
Ao contrário do que muitos acreditam, o incêndio não foi a origem da celebração do Dia das Mulheres. Historiadores afirmam que, se fosse possível traçar uma linha do tempo dos primeiros “dias das mulheres”, ela possivelmente começaria com a grande passeata das mulheres, realizada dia 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.
Direito ao voto
Uma das maiores reivindicações das mulheres na época era pelo direito ao voto, garantido apenas aos homens. Em 1893, esse direito foi conquistado pelas mulheres na Nova Zelândia. A partir de então, o movimento conhecido como sufragistas buscou que essa conquista fosse ampliada para todo o mundo, o que aconteceu bem gradualmente durante o século XX. No Brasil, as mulheres só conquistaram esse direito em 1932.
Definição do dia 8 de março
Em 1975, a ONU estabeleceu o dia 8 de março como um dia simbólico para comemorar a luta da mulher por direitos iguais, transformando a celebração em um evento mundial.
Mês da História da Mulher
Em 2011, o presidente Barak Obama decretou que todo o mês de março seja dedicado às mulheres e às suas lutas.
Evolução da luta
O significado deste dia tem evoluído com o tempo.
Começou com a reivindicação por melhores condições de trabalho e o direito ao voto.
Desde então, se tornou um dia de combate à violência contra a mulher, ao assédio e à desigualdade de gênero. Atualmente, pessoas do mundo todo estão se mobilizando em campanhas globais pelo direito das mulheres, como, por exemplo, o movimento #MeToo, que começou nos Estados Unidos e teve reflexos em muitos outros países, o #BalanceTonPorc, na França, e o “Ni Una Menos”, na Argentina.
Tema da ONU
Todos os anos, a Organização das Nações Unidas define um tema para a celebração do dia das mulheres.
Em 2018, o tema escolhido foi “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.Segundo a agência das Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher deste ano “é uma oportunidade para transformar o impulso [dos movimentos por igualdade] em medidas concretas de empoderamento de mulheres de todos os ambientes — rural e urbano — e de reconhecer as ativistas que trabalham sem descanso para reivindicar direitos e desenvolvimento pleno”
Quantas dessas curiosidades você já sabia? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)