Dez coisas que talvez você não soubesse sobre Hienas
A hiena deve boa parte de sua péssima reputação aos desenhos animados, em especial a um filme que marcou a vida de muitas crianças nos anos 90: O Rei Leão.
Representadas como violentas e covardes, na verdade estes animais carniceiros vão além das risadas assustadoras e de sua inclinação à capangagem!
Veja a seguir dez curiosidades sobre as hienas:
1. Existem três espécies de hienas na África:
A hiena listrada, na África Oriental, a hiena marrom, na África do Norte, e a hiena dourada, que vive por toda a África.
2. As hienas são matriarcais:
Isto significa que, diferente da maioria dos mamíferos africanos, os bandos de hienas são comandados por uma fêmea, Elas, inclusive, são maiores que os machos! Deve ser por isso que no filme Rei Leão, a personagem Shenzi, a única fêmea do grupo de hienas principal, parece ser a líder do grupo!
3. Achava-se que as hienas fossem hermafroditas:
Ou seja, que possuíam ambos os órgãos sexuais em um mesmo corpo! Mas, embora as genitálias tenham a aparência parecida, as hienas podem ser distinguidas. Acontece que a hiena fêmea possui uma genitália feminina peniforme, podendo medir até 18 centímetros!
4. Hienas são canibais:
As hienas comem de tudo, de fezes até seres de sua própria espécie! Isto acontece principalmente por causa da competição por espaço e alimento, e é bastante comum entre os bandos.
5. Onde encontrar as hienas:
As hienas vivem em pastagens, savanas, florestas, desertos e montanhas.
6. Hienas se organizam em clãs:
Estes animais se organizam por territórios, em clãs. Acontece muita briga entre clãs por espaço. No centro da atividade do clã está o “den”, onde são criados os filhotes. A “den” é normalmente situado na zona mais alta da parte central do território dessas hienas. Elas constroem túneis subterrâneos para acessar este local.
7. Hienas usam seu fedor para demarcar seus territórios:
As hienas demarcam seu território usando odores produzidos pelas suas glândulas anais! Ainda bem que os seres humanos não conseguem distinguir este cheiro, mas é bastante sensível à outros clãs e á a predadores. O odor protege as hienas inclusive enquanto elas dormem, e toda vez que o clã muda de território elas precisam demarcar as fronteiras novamente com seu mal cheiro!
8. Hienas se comunicam por linguagem corporal:
Estes animais são altamente sociais entre si e se comunicam através de posturas e sinais específicos. A partir da linguagem corporal o clã se entendem e conhecem suas intenções. Quando uma hiena está levantada em linha reta, significa que esta irá atacar. Quando a calda vai para cima e para frente do dorso ela está animada e contente! Já quando o rabo vai entre as pernas, ela está assustada, exatamente como um cão!
9. A Hiena não é apenas carniceira: ela também caça
Este animal é um caçador extremamente habilidoso, além de oportunista. Seleciona a presa mais fácil e mais substanciosa. Como hienas consomem qualquer coisa, uma refeição com bastante carne é sempre uma boa pedida.
As mandíbulas fortes e seu sistema digestivo permite que as hienas aproveitem a pele e os ossos de suas presas.
As únicas coisas que não são aproveitadas são os pelos, chifres e os cascos. Esse resto de comida é regurgitado em forma de bolas. Elas caçam principalmente à noite e comem quase tudo do animal pego, sendo assim, é quase impossível achar os restos de suas refeições.
10. As hienas nascem em duplas:
Em geral, as hienas parem dois filhotes, com raros casos em que nascem quatro filhotes. Todos de olhos abertos, diferente da maioria dos mamíferos. Já aos cinco meses de idade os filhotes já consomem carne. E antes disso: leite da mamãe!
Mais uma pequena curiosidade para você: apesar de parecerem cães, elas têm mais parentesco com civetas e leões!
O que você pensa sobre as hienas? Gostou desse artigo? Comente abaixo sua opinião! E não deixe de seguir nossa página para ler mais posts como este!