Nimesulida é um medicamento bastante popular no Brasil, que a maioria de nós tem em casa e ajuda no combate de dores e febres, sendo eficaz para o alívio de dores intensas de cólicas menstruais e dores físicas agudas.
Porém, o anti-inflamatório pode acabar sendo um grande vilão se usado de maneira errada.
Estudos comprovaram que o medicamento pode ser muito tóxico para o fígado e, por conta disso, foi proibido em diversos países, como a Finlândia e a Espanha. Nos Estados Unidos e na Austrália, seu registro sequer foi autorizado.
De acordo com um levantamento do blog DROPS, as informações sobre a gravidade dos efeitos do medicamento é verídica e o alerta das autoridades internacionais sobre o Nimesulida deve ser levado em consideração.
Então, devemos parar de tomar esse medicamento?
Não exatamente, especialmente de acordo com cada caso.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) chegou à conclusão de que os benefícios da Nimesulida podem superar seus riscos, mas que ele deve ser usado apenas para o tratamento de dores agudas e cólicas extremas, não sendo recomendado para dores de baixa intensidade. Além disso, ele não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos e pacientes com disfunções hepáticas e doenças crônicas.
É importante lembrar também que o medicamento não deve ser usado por mais de 15 dias. Em Portugal, recomenda-se que não se use por mais do que 7 dias.