Pode parecer loucura, mas não é.
A cromoterapia é uma forma de tratamento que tem as sete cores do arco-íris como guia e serve para equilibrar o corpo e a mente. Desde 1976, ela é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma técnica complementar no tratamento tanto de doenças físicas quanto mentais. Até mesmo alguns hospitais, como o hospital Mandaqui de São Paulo, já aderiram ao uso da Cromoterapia para auxílio de pacientes com enfermidades.
Photo by andrew jay on Unsplash
É importante frisar que, para o tratamento de doenças, a Cromoterapia não é uma técnica de cura e sim um acompanhamento que deve ser realizado junto ao tratamento médico. Acredita-se que as cores possam potencializar os efeitos positivos e ajudar no processo de recuperação e melhora.
Tratamento
O tratamento consiste nas mais variadas formas de se receber energias das cores, seja através de lâmpadas coloridas, banhos de luz, comidas e roupas. Também é possível trabalhá-las durante a meditação, visualizando feixes de luz invadindo o corpo com as cores necessárias. É preciso que fique claro que não é apenas através da visão que se pode obter suas propriedades terapêuticas, todo o organismo é capaz de receber suas benfeitorias.
Significado das cores
Vermelho: É a cor da agitação, pode causar estresse e ansiedade. Não é indicado usá-la no quarto, pois pode provocar insônia. Também deve-se evitar usá-la em roupas de crianças que sofrem de hiperatividade, pois pode acabar potencializando seus efeitos.
Contudo, é uma cor boa para pessoas que sofrem de depressão e pressão baixa. A cor aumenta a pressão sanguínea e afasta o desânimo. É associada à paixão e à sexualidade.
Azul: Ao contrário do vermelho, o azul é a cor da calma, paciência e serenidade. Quem sofre de insônia pode pintar as paredes do quarto dessa cor, para conseguir dormir melhor. Pessoas hiperativas podem abusar de roupas azuis para amenizar os sintomas.
Quem tem dificuldade de comunicação e não consegue falar em público, pode tanto vestir roupas azuis quanto usar pingentes com pedras nesse tom, que farão com que a vibração da cor traga efeitos positivos.
Photo by Rémi Müller on Unsplash
Photo by Joel Overbeck on Unsplash
Amarelo: É a cor da criatividade, inteligência, alegria e ajuda a manter o foco. Ótima para momentos de estudo. Também funciona como antidepressivo, libera o fluxo emocional e melhora o humor. Ajuda a acabar com pensamentos obsessivos.
Photo by Alexey Lin on Unsplash
Laranja: Cor da coragem, reconstrução, autoestima, regenera energias e estimula o otimismo. Para atrair um bom relacionamento, aconselha-se vestir uma peça de roupa laranja, já que essa cor ajudará a aumentar sua autoestima e o sentimento de felicidade.
Photo by NeONBRAND on Unsplash
Verde: Assim como o azul, o verde é uma cor de equilíbrio e calma, além de estar associada a saúde, amor, cura de doenças e esperança. Afasta energias negativas, regula a pressão arterial e energiza. Recomendada a pessoas com baixa imunidade ou depressão.
Photo by Matt Jones on Unsplash
Violeta: É uma cor que vitaliza, ligada ao lado espiritual e místico. Indicada para pessoas em tratamento de câncer ou demais doenças graves. Recomenda-se ter violeta em casa, pois essa cor ajuda a afastar energias negativas.
Photo by Annie Spratt on Unsplash
O que você achou do artigo? Vai aderir à Cromoterapia? Já a a usa? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!