Crianças muito desafiadoras deixam qualquer pai e mãe de cabelo em pé.
Educar um filho já é bastante trabalhoso, mas quando o pequeno é cheio de personalidade, desobediente e teimoso, tudo fica ainda mais complicado. Contudo, uma pesquisa científica acaba de revelar que crianças com este perfil têm mais chances de se tornarem adultos bem-sucedidos.
Em 1968, cientistas investigaram traços da personalidade de crianças entre 8 e 12 anos, levando também em consideração sua trajetória escolar, notas e comportamento em sala de aula e em casa. Quarenta anos depois, os pesquisadores voltaram a analisar os mesmos voluntários, agora adultos, para traçar uma relação entre o comportamento na infância e o sucesso no mercado de trabalho.
Os resultados, publicados no periódico científico Developmental Psychology, revelaram que crianças que gostam de quebrar regras e desobedecem aos pais com frequência se tornam adultos com empregos melhores, que conseguem alcançar cargos mais altos e são mais bem remunerados.
Segundo o estudo, as crianças desobedientes e de personalidade forte tendem a ser mais competitivas na escola. Consequentemente, conseguem alcançar as melhores notas. Já na vida adulta, este traço acaba ajudando-os a encontrarem melhores empregos por serem mais exigentes e por saberem negociar melhor os contratos.
Vídeos recomendados:
Conheça os filhos dos pais mais ricos do mundo
Macaulay Culkin abre o jogo sobre o abuso sofrido pelo pai e sobre deixar Hollywood