Se você conhece uma criança que sente muitas dores e cansaço nas pernas sem causa aparente, acredite, não é charme nem manha.
Ela pode estar sofrendo de um fenômeno chamado “dor do crescimento”, que acomete crianças de 3 a 10 anos. Porém, mesmo com esse nome, não há comprovação que as dores acontecem devido ao crescimento.
A dor do crescimento aparece repentinamente e acontece com bastante frequência no meio da noite. É comum a criança acordar sentindo muitas dores nas pernas, coxas e panturrilhas. Porém, a sensação é diferente de câimbras ou dores musculares comuns, é como se viesse do osso.
Mas o que causa tanta dor? Ainda não se tem certeza sobre os motivos. No entanto, entre as possíveis causas estão: cansaço muscular, divergência entre o crescimento ósseo e muscular e fatores psicológicos.
Para chegar a um diagnóstico de “dor do crescimento”, é preciso fazer diversos testes e exames para descartar outras doenças mais graves. Afinal, não se sabe o que causa as dores, então não existe um exame específico para diagnosticá-la. Por isso, é muito importante que haja um acompanhamento de um ortopedista especializado em pediatria.
Assim como não existe um teste específico para “dor do crescimento”, também não há remédios ou tratamentos específicos para esse problema. Um analgésico pode ser recomendado pelo médico para aliviar o desconforto, além de compressas, massagens, alongamentos, fortificação muscular através de exercícios leves e, claro, muito amor e carinho.
Vídeos recomendados:
Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!
Jogadores de basquete interrompem a partida ao ver que alguns torcedores estavam tirando sarro de uma líder de torcida