A morte é inevitável e não é uma coisa agradável de se considerar.
No entanto, somos nós quem decidimos o que acontece com nossos restos mortais quando morremos.
Existem duas opções principais que as pessoas geralmente optam por: em primeiro lugar, um enterro, ou seja, a ação ou prática de enterrar um corpo morto. E outra é a cremação, isto é, a eliminação do corpo de uma pessoa morta, queimando-a a cinzas. Mas esses dois métodos não são ecologicamente corretos.
Portanto, para superar isso, existe agora um movimento crescente que defende uma alternativa mais sustentável e ecologicamente correta.
De acordo com Caitlin Doughty, proprietária e operadora de uma funerária sem fins lucrativos na Califórnia, a “contaminação cruzada dos corpos é inevitável” na cremação.
Ela acrescenta: Estamos enviando nossas famílias para esses armazéns industriais intimidantes com máquinas de fogo gigantescas arrotando gás natural.
Quanto aos enterros, estima-se que soltem milhões de litros de líquido de embalsamamento, que contêm substâncias químicas tóxicas que penetram no solo.
Um artigo publicado pela BBC informou que o mundo está ficando sem espaço de sepultamento. Todo esse caos levou os cientistas e pesquisadores a investigarem outras maneiras de arcar com os cadáveres humanos.
Uma dessas maneiras é a máquina Resomator. Esta máquina inovadora dissolve os corpos através de um processo chamado hidrólise alcalina.
Essa técnica é semelhante à da cremação; mas é uma opção mais ética, pois produz menos poluentes e dióxido de carbono.
De acordo com a Wired Magazine, “o sistema usa água e o método é baseado em álcali em alta temperatura e pressão para reduzir quimicamente o corpo a cinzas brancas. Após a secagem e processamento dos ossos brancos, a cinza estéril branca e pura é devolvida aos parentes, assim como acontece com a cremação com chama”.
ADVERTISEMENT
Sandy Sullivan, fundador da Resomation Ltd., diz que o método“ é bom para a sociedade e é bom para o meio ambiente ”. Além disso, a hidrólise alcalina é legal em vários estados dos EUA e províncias canadenses, bem como no Reino Unido.
Estima-se que esse processo custe aproximadamente US$ 45, o que é absurdamente barato, comparado com as despesas costumeiras de um enterro/cremação padrão.
O processo tem deixado muitas pessoas desconfortáveis com a ideia de dissolução. No entanto, esta poderia ser uma boa opção para um amanhã melhor e é, certamente, muito favorável ao meio ambiente.
Se você gostou deste post e quer contribuir um pouco para tornar este planeta um lugar melhor para se viver, então compartilhe este artigo com seus amigos e familiares!