X
    Categories: +Entretenimento

Controlador de voo dá a vida para ajudar avião a decolar durante terremoto na Indonésia

Reprodução/Instagram/@icoze_ricochet


Em meio à tragédia na Indonésia, que foi afetada por um forte terremoto acompanhado de tsunami, surgem alguns relatos heroicos e emocionantes.

ADVERTISEMENT

Como a história do controlador de tráfego aéreo Anthonius Gunawan Agung, de 21 anos, que sacrificou a própria vida para ajudar um avião a decolar. A decisão salvou centenas de vidas.

 

No momento do terremoto, que aconteceu na última sexta-feira (28), o jovem estava trabalhando na torre de controle do aeroporto de Palu, no centro da ilha de Sulawesi. Com a magnitude do tremor, que atingiu 7,5 na escala Richter, o local começou a desabar. Agung, no entanto, se recusou a deixar o local.

ADVERTISEMENT
Reprodução/Instagram/@icoze_ricochet

 

Para salvar a vida dos tripulantes e passageiros que estavam em um voo da companhia Batik Air, o controlador de tráfego aéreo esperou até o avião decolar para depois pular da torre, cujo teto estava desabando. O jovem se feriu gravemente na queda e chegou a ser socorrido, mas não conseguiu sobreviver. Ele morreu antes que um helicóptero o levasse a uma unidade especializada.

ADVERTISEMENT

 

“Agung se dedicou ao trabalho até o fim da vida e não deixou a torre de controle até o avião decolar”, revelou Didet KS Radityo, da agência de navegação aérea da Indonésia, ao jornal Jacarta Post. As informações são do portal G1. Os outros controladores, que estavam desocupados no momento, conseguiram evacuar o local.

ADVERTISEMENT

 

A atitude de Agung está sendo considerada um ato de heroísmo na Indonésia. Além de ter sido promovido após sua morte, como uma maneira de agradecer e honrar a sua devoção ao trabalho e à vida do próximo, o rapaz também foi enterrado com todas as honrarias militares.

ADVERTISEMENT

 

Em seu perfil do Instagram, o piloto da aeronave homenageou Agung. “’Batik 6231, pista 33, positivo para decolar’. Essas foi a última transmissão dele para mim, depois nós respondemos. Obrigado por me proteger até que eu estivesse a salvo no ar. Depois isso, ele pulou da torre. Asa de honra para Anthonius Gunawan Agung, que foi meu anjo da guarda em Palu. Descanse em paz, meu braço direito. Deus te abençoe”, escreveu.

ADVERTISEMENT