Segundo estatísticas, cerca de 300 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares todos os anos.
Muitos destas enfermidades são causadas pela deterioração das artérias. Para que tenhamos uma dimensão da gravidade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou o cardiômetro, que reúne diversos indicadores sobre esse tema no país.
O estudo indica que em apenas uma década, de 2004 a 2014, 3,5 milhões de pessoas morreram vítimas de problemas no coração e na circulação sanguínea. O número corresponde a quase mil mortes por dia.
Para tentar prevenir essas doenças, é importante manter uma alimentação balanceada, maneirar nas frituras e fazer exercícios físicos. Além disso, alguns alimentos podem, naturalmente, ajudar na limpeza das artérias.
Veja quais são:
Alho
O alho contém uma substancia chamada alicina, que é um potente antibiótico natural. Além disso, a alicina ajuda a diminuir os índices de triglicérides e o colesterol mau (LDL), ajudando assim a evitar a formação de placas de gordura nas artérias.
Azeite de oliva
O azeite de oliva extra virgem possui compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e outros compostos que fazem bem ao coração. Estudos indicam que o azeite tem o poder de “blindar” as artérias e é capaz de reduzir 30% o risco de doenças cardiovasculares.
Tomates
Estudos mostram que o tomate pode ser uma alternativa eficaz à medicação para reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, prevenindo assim doenças cardiovasculares. Além disso, ele possui um alto teor de licopeno, o que impede a compactação das paredes das artérias.
Espinafre
O espinafre é rico em nutrientes que são benéfico para o coração, como o potássio, magnésio, ácido fólico e antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, do aumento da pressão arterial, além de diminuírem o risco de acidente vascular cerebral.
Kiwi e melão
O consumo regular do kiwi e do melão podem reduzir o colesterol por causa da alta dosagem de antioxidantes, reduzindo assim as chances de problemas cardíacos.
Romã
Estudos recentes sugerem que a punicalagina, um composto encontrado em romãs, pode não só reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial como também aumenta a velocidade com que os bloqueios das artérias se dissolvem.
Aveia
O alto teor de fibra solúvel encontrado na aveia evita o acúmulo de colesterol no organismo.
Uva
Por ter um elevado teor do antioxidante resveratrol, a uva normaliza o metabolismo da gordura no organismo e reduz o risco de entupimento das artérias.
Ou seja, para fugir dos tão temidos problemas cardíacos, é preciso ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos. Claro, não podemos esquecer que é sempre importante consultar-se com um médico especializado regularmente.
O que achou dessas dicas? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)