Quando nos deparamos com um objeto na cor preta, é comum que possamos ver seus detalhes, formato e até mesmo identificar a textura apenas com os nossos olhos.
Bem, esse não é o caso do Vantablack, a tonalidade mais preta já vista até hoje. Ela é tão escura que é impossível visualizar seus detalhes, como se seus olhos estivessem te pregando uma peça. Ela até vem sendo considerada a experiência mais próxima do que seria se estivéssemos vendo um buraco negro. Não acredita? Dá uma olhadinha na imagem abaixo então!
Pode não parecer, mas esses dois objetos tem exatamente o mesmo formato! Contudo, é impossível ver os detalhes do rosto na escultura que foi pintada com o Vantablack, né? Bizarro!
O Vantablack não pode ser considerado uma cor, pois é a ausência dela. Com a capacidade de absorver 99,96% da luz, faz com que seja impossível que olhos humanos possam reconhecer qualquer detalhe em uma superfície com essa tonalidade. A demonstração abaixo mostra como ele funciona:
https://twitter.com/scienmag/status/879346059788644352
Criado por cientistas a partir de nanotubos de carbono, essa tonalidade só é possível pois em cada centímetro quadrado dela há cerca de um bilhão de nanotubos de carbono. Por conta disso, quando a luz entra em um objeto dessa tonalidade, ela fica “presa” dentro dele, fazendo com que praticamente nada de luz chegue até os seus olhos.
Vantablack, a cor mais escura já criada pela Ciência! #Vantablack #Color #WebguiDesign pic.twitter.com/MFf4Djwysi
— Webgui Design (@webgui_design) April 26, 2017
Embora pareça, o Vantablack não é uma tinta, ou seja, não é qualquer objeto que pode ser “pintado” com essa tonalidade.point 265 |
Contudo, desde que começou a ser desenvolvido há três anos, diversos designers, arquitetos e astrônomos demonstraram interesse nele, seja para a decoração de objetos, como um relógio lançado pela marca suíça MCT, que tinha o fundo em Vantablack, o que fazia com que seus ponteiros parecessem flutuar, ou então para bloquear a luz dispersa pelo sol em um telescópio óptico que será acoplado a um satélite.point 339 | 1
Mas, não foram apenas esse tipo de pedidos que os cientistas receberam. Algumas pessoas também disseram que gostariam de poder se rolar nessa cor, enquanto que outras queriam comê-la! Antes que você também tenha essas ideias e resolva pintar sua casa de Vantablack, aqui vai a notícia desanimadora: ele é mais caro por quilo do que diamante ou ouro. Ou seja, nem tão cedo um de nós vai poder ver essa tonalidade com os próprios olhos.
O que você faria se pudesse ter uma tonalidade com essa em mãos? Conta pra gente nos comentários!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!