Quando Liliane Bettencourt morreu, aos 94 anos, era considerada a mulher mais rica do planeta. O posto da herdeira da multinacional de cosméticos L’Oreal, com isso, passou para as mãos de uma outra mulher, Alice Walton, 67 anos.
Embora a plataforma Bloomberg tenha considerado Françoise Bettencourt-Meyers a sucessora de Liliane no posto, a herança deixada pela matriarca à filha será dividida também entre os netos, e assim o cetro ficou mesmo com Alice Walton, dona de meros 37,9 bilhões de dólares (!).
Filha e herdeira do fundador da rede internacional de supermercados ”Walmart”, Alice nunca trabalhou no ramo do pai, tendo deixado o controle e a administração da empresa aos seus três irmãos. Ela, no entanto, formou-se em economia e chegou a trabalhar no mercado financeiro durante alguns anos. Porém, na década de 90, Alice mudou-se para o interior do Texas, e passou a criar cavalos em um rancho, paixão que nutre até hoje.
Mas a história não pára por aí. Alice Walton não é, com toda a certeza, dona de uma biografia calma e simples: a americana já passou por situações bastante sérias, e tem a sua ficha marcada por infrações graves.
Em 1989, Alice dirigiu acima dos limites de velocidade permitidos e acabou atropelando Oleta Hardin, uma mulher de 50 anos. Apesar de Oleta ter morrido por causa do atropelamento, Alice nunca foi processada.
Aos 62 anos, Alice novamente envolveu-se em problemas com a polícia. Ela foi presa por dirigir alcoolizada e considerada ré-primária (ainda que já tivesse se envolvido em outros três acidentes de trânsito). Sua estadia carcerária foi rápida: após algumas horas, Alice foi solta.
Em 1983, dirigindo um jipe que alugara, Alice foi responsável por um grande acidente de carro no México. A vítima principal do acidente foi ela mesma, que teve de passar por uma série de cirurgias na perna, para a sua reconstrução óssea.
Alice possui três principais paixões: carros – como já deu para perceber -, cavalos e artes. Até 2015, a bilionária constava como uma das maiores criadoras de cavalos em todo os Estados Unidos. Contudo, ela optou por vender o rancho e dedicar-se a um novo projeto, dessa vez envolvendo o mundo das artes.
Com uma coleção estimada emUS$ 500 milhões, Alice fundou o Crystal Bridges Museum of American Art, no Arkansas, instituição que conta com obras de Andy Warhol, Norman Rockwel e outros renomados artistas.
Apesar de não ter tido filhos, a bilionária casou-se e divorciou-se duas vezes, tendo se casado, da segunda vez, com o empreiteiro responsável pela construção de uma nova piscina na sua casa. O matrimônio, no entanto, durou poucos meses, e desde então Alice se manteve solteira frente às câmeras.
Alice Walton é hoje considerada uma mulher influente pelas revistas Forbes e Times, e atua como importante investidora e filantropa no estado do Texas. Uma de suas últimas criações foi a construção de um acampamento de verão aberto a crianças de todas as idades e condições socioeconômicas, o “Camp War Eagle”.