“Olhe para as estrelas e não para os seus pés.
ADVERTISEMENT ” (ao completar 70 anos)
“Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais.” (em entrevista à revista alemã ‘Der Spiegel’, 1988)
ADVERTISEMENT
“A vida seria trágica se ela não fosse engraçada.”
Stephen Hawking foi mais do que um notório cientista, ele foi um homem extraordinário que cativou o amor e o respeito do mundo inteiro. Ele é o dono das três frases acima destacadas.
Tanto físicos super capacitados quanto leigos completos reconhecem a importância de Hawking para a história da ciência e, mais do que isso, para a popularização da física. O cientista escreveu diversos livros de ampla vendagem sobre os mistérios do Cosmo e difundiu importantes noções de astronomia e cosmofísica entre as pessoas.
Desde o nascimento, Hawking já era brilhante. Seu brilhante caminho pelo mundo da Física já parecia traçado por uma curiosa coincidência: nascido em 8 de janeiro, mesmo dia do nascimento de Galileu, Hawking nasceu exatamente 300 anos desse grande mestre.
Considerado bom aluno, ainda que não excelente, Hawking entrou na Universidade College, em Oxford, em 1959. Seu pai queria que o filho estudasse medicina, mas Hawking queria estudar matemática e física. Ele acabou optando pela última opção, e seus principais interesses no curso eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica.
“Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente.” (entrevista ao ‘The New York Times’, dezembro de 2004)
Pouco antes do seu 21º aniversário, o jovem Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa rara e sem cura que paralisa os músculos do corpo inteiro. No entanto, a doença não atinge as funções cerebrais, o que permitiu que Hawking seguisse estudando e pesquisando ao longo da sua vida.
Gradualmente, o jovem Hawking foi perdendo o movimento dos braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade era praticamente nula.
Ele casou pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Hawking, que conheceu através de amigos, em uma festa da Universidade. Os dois ficaram juntos até 1991, quando Stephen casou com a sua enfermeira Elaine Mason, em 16 de setembro de 1995, e da qual se divorciou em 2006. No total, Hawking teve três filhos e três netos.
Apesar da doença, Hawking continuou acreditando no amor e na possibilidade de se relacionar com outras pessoas. Além disso, ele pode acompanhar o crescimento dos seus filhos e o nascimento dos seus netos, pode comunicar-se com eles (ainda que com dificuldade) e, é claro, seguiu realizando investigações em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.
Em 2005, Stephen passou a usar os músculos da bochecha para controlar o sintetizador, e em 2009 já não podia mais controlar a cadeira de rodas elétrica.point 176 | Desde então outros grupos de cientistas estudaram formas de evitar que Hawking sofresse de
wikipedia.point 10 | org/wiki/S%C3%ADndrome_do_encarceramento">síndrome do encarceramento
, cogitando traduzir os pensamentos ou expressões de Hawking em fala.point 135 | A versão mais recente desse equipamento, desenvolvida pela Intel e cedida a Hawking em 2013, rastreava o movimento dos olhos do cientista para gerar palavras.point 272 | 1“Vivo com a perspectiva de uma morte precoce há 49 anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa.” (entrevista ao jornal britânico ‘The Guardian’, maio de 2011)
Retirado do site G1
Confira abaixo depoimentos de diversas personalidades ao redor do mundo sobre a morte do físico:
Eddie Redmayne, ator que interpretou Hawking no filme ”A Teoria de Tudo”
O ator Eddie Redmayne, que viveu Hawking no cinema, afirmou em um comunicado que o mundo perdeu um “cientista surpreendente”, com “uma mente bonita”.
“Perdemos uma mente realmente bonita, um cientista surpreendente e o homem mais divertido que eu tive o prazer de conhecer. Meu amor e meus pensamentos estão com essa extraordinária família“, afirmou o ator, que ganhou o Oscar pela sua interpretação do físico, em 2014.
Lucy, Robert e Tim, filhos de Hawking:
“Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo. Ele disse uma vez: ‘Não seria muito um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama’. Nós vamos sentir falta dele para sempre”.
NASA:
“Suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos explorando. Pode continuar voando como Superman em microgravidade, como você disse aos astronautas no @Space Station em 2014”.
Theresa May, primeira-ministra britânica:
“O professor Stephen Hawking era uma mente brilhante e extraordinária – um dos grandes cientistas de sua geração. Sua coragem, humor e determinação para tirar o máximo proveito da vida foi uma inspiração. Seu legado não será esquecido”.
Professor Stephen Hawking was a brilliant and extraordinary mind – one of the great scientists of his generation. His courage, humour and determination to get the most from life was an inspiration. His legacy will not be forgotten.
ADVERTISEMENT — Theresa May (@theresa_may) March 14, 2018
Larry King, jornalista
“Uma vez perguntei a Stephen Hawking em uma entrevista o que mais o enlaça em todo o universo. ‘Mulheres’, ele respondeu. Ele fará falta. DESCANSE EM PAZ”.
I once asked Stephen Hawking in an interview what puzzles him the most in all the universe. "Women," he answered. He will be missed. R.I.P.
— Larry King (@kingsthings) March 14, 2018
Professor Stephen Toope, vice-reitor da Universidade de Cambridge:
“O professor Hawking foi um indivíduo único que será lembrado com calor e carinho, não só em Cambridge, mas em todo o mundo. Suas contribuições excepcionais para o conhecimento científico e a popularização da ciência e da matemática deixaram um legado indelével. Era uma inspiração para milhões. O mundo sentirá muita sua falta”.
Narendra Modi, primeiro-ministro da índia:
“O professor Stephen Hawking foi um excelente cientista e acadêmico. Sua força e tenacidade inspiraram pessoas em todo o mundo. A sua morte é angustiante. O trabalho pioneiro do professor Hawking tornou nosso mundo um lugar melhor. Que sua alma descanse em paz”.
Dr. Gustavo Rojas, físico e astrônomo da UFSCar
“Ele fez muitas contribuições importantes, muitas que ainda precisam ser comprovadas através de observações astronômicas ou de experimentos. É reconhecido principalmente por três grandes contribuições, uma de que o universo se iniciou no que a gente chama de singularidade, ou seja, um modelo do Big Bang, do início do universo quase 14 bilhões de anos atrás, ele pode ser descrito por uma singularidade matemática. Esse foi o grande trabalho do Hawking.
Lord Martin Rees, astrônomo e professor de Cosmologia e Astrofísica da Universidade de Cambridge:
“Logo depois de me inscrever como estudante de pós-graduação na Universidade de Cambridge, em 1964, encontrei um colega de estudo.point 201 |
Dois anos antes, ele estava inseguro e falou com grande dificuldade.point 58 | Este era Stephen Hawking.point 80 | Ele havia sido diagnosticado recentemente com uma doença degenerativa, e pensou-se que ele não poderia sobreviver o suficiente para terminar o seu doutorado.point 215 |
Mas, incrivelmente, ele viveu até a idade de 76 anos.point 44 | Mesmo a mera sobrevivência teria sido uma maravilha médica, mas é claro que ele não apenas sobreviveu.point 130 | Ele se tornou um dos cientistas mais famosos do mundo – aclamado como pesquisador líder mundial em física e matemática, pelos seus livros sobre espaço, tempo e cosmos, e por seu surpreendente triunfo sobre a adversidade.point 315 |
A tragédia atingiu Stephen Hawking quando ele tinha apenas 22 anos.point 57 | Ele foi diagnosticado com uma doença mortal, e suas expectativas caíram para zero.point 127 | Ele mesmo disse que tudo o que aconteceu desde então foi um bônus.point 181 | E qual é o triunfo de sua vida.point 205 |
Seu nome viverá nos anais da ciência, milhões de pessoas tiveram seus horizontes cósmicos ampliados por seus livros, e ainda mais, em todo o mundo, foram inspirados por um exemplo único de conquista contra todas as probabilidades – uma manifestação de vontade incrível – poder e determinação”.point 253 |
point 0 | 1
Neil deGrasse Tysson, astrofísico:
“Sua morte deixou um vácuo intelectual. Mas não está vazio. Pense nisso como uma espécie de energia de vácuo que permeia o tecido do espaço-tempo que desafia a medida”.
Tim Peake, astronauta
“Ele inspirou as gerações a olhar além do nosso planeta azul e expandir a nossa compreensão do universo. Sua personalidade e gentileza farão falta. Meus pensamentos estão com a família dele”.
Se você gostou desse artigo, comente abaixo as suas percepções e compartilhe-o com seus familiares e amigos! Acima de tudo, ajude-nos a homenagear a memória de Stephen Hawking, esse grande ser humano que deixou um belíssimo legado na Terra!