Embora o termo “Jaywalking” (literalmente atravessar a rua sem observar as regras do cruzamento) não exista no Brasil, é comum em países como os Estados Unidos.
Por lá, até existem placas indicando locais onde você não deve fazer isso. Contudo, é claro que pedestres em todo o mundo fazem isso e você provavelmente já atravessou alguma rua no lugar errado e até mesmo com o sinal verde para motoristas. No entanto, o que muitas pessoas não percebem é que estão apostando suas vidas toda vez que fazem essas travessias. Apenas pense nisso: Uma pessoa com o peso médio de um adulto humano contra um veículo de 3 toneladas, quem você acha que ganharia?
É como o argumento sobre a probabilidade extremamente baixa de ser atingido por um raio. Você só precisa ser atingido uma vez. Mas, apesar de todos os argumentos lógicos e campanhas de conscientização, é extremamente difícil fazer as pessoas respeitarem as leis de trânsito e atravessarem a rua nas faixas de segurança.
No vídeo abaixo, parece que as autoridades em Paris acharam que a melhor maneira de educar os “jaywalkers” é assustá-los.point 114 | Um outdoor contendo uma câmera está estrategicamente posicionado de frente para a faixa de pedestres.point 201 |
Uma vez que uma pessoa atravessa no lugar errado, uma gravação de som alto de um carro freando é tocada.point 85 | Ao mesmo tempo, o “jaywalker” é fotografado e a foto é exibida no outdoor com a mensagem “Não corra o risco de enfrentar a morte”.point 203 | 1
Com mais de 4.500 mortes de pedestres por ano apenas em Paris, essa campanha de conscientização deve ser elogiada, porque é uma mensagem que os “jaywalkers” não esquecerão tão cedo.
Embora as reações deles tenham sido engraçadas, a mensagem por trás disso é realmente muito séria:
Como você ficaria se morresse ao atravessar a rua sem observar as regras do cruzamento?
Vídeo recomendado: Os 6 costumes sexuais mais horripilantes do mundo
Vídeo recomendado: Menino decide mudar de sexo aos 12 anos e se arrepende