Considera-se encravada a unha que cresce ficando-se na pele, ao invés de crescer sobre ela, como seria o normal.
É uma experiência muito dolorosa.. A unha encravada geralmente envolve o o dedão do pé e indivíduos com unhas curvas ou grossas são os mais propensos a tê-la. Muitas vezes, uma unha encravada requer cirurgia. No entanto, existe uma maneira fácil de tratá-la sem cirurgia!
Jane Andersen, DPM, uma podóloga da Chapel Hill Foot e da Ankle Associates na Carolina do Norte, conta que as unhas encravadas são bastante fáceis de consertar. No entanto, ela indica que há duas exceções: se você tem doença vascular ou diabetes. Se o seu caso consistir em alguma dessas duas exceções, você é obrigado a consultar seu médico imediatamente.
Aqui estão os passos para tentar remover uma unha encravada sem cirurgia, de acordo com Jane Anderson.
- Molhe seus pés :
Encha uma tigela grande com água morna. Adicione uma colher de chá ou dois sais de Epsom. Mergulhe seus pés na água morna por pelo menos 20 minutos todos os dias, pois isso ajuda a extrair qualquer fluido que esteja escondido sob a unha. Os sais Epson também oferecem efeito calmante se a unha estiver infectada.
- Coloque algo entre a pele e a unha:
A maioria das pessoas aconselha contra colocar algodão sob a unha do pé se você tiver uma unha encravada. Aqui, você é aconselhado a fazer exatamente isso. Esprema um pequeno pedaço de algodão até ficar firme o suficiente e enfie-o embaixo da unha afetada. A razão para isso é tentar levantar a unha e forçá-la a crescer sobre a pele.
- Aplique pomada:
Depois de colocar a bola de algodão firmemente no lugar, aplique um pouco de pomada. O objetivo de colocar pomada é tratar e prevenir novas infecções. Alguns dos antibióticos comuns que você pode usar são Polysporin, Neosporin e Bactroban. Coloque um curativo sobre o machucado e deixe o processo de cicatrização seguir seu curso.
- Prevenindo unhas encravadas:
Sempre se diz que prevenir é melhor do que remediar, o que é verdade. A melhor maneira de se livrar de uma unha encravada é impedir que ela se forme, de acordo com Georgeanne Botek, DPM. Georgeanne sugere que as pessoas cortem as unhas dos pés uniformemente e também que evitem cortá-las muito curtas.
Georgeanne também aconselha sobre quais tipos de sapatos usar. Os sapatos e meias escolhidos devem ser confortáveis e permitir que você mexa os dedos dos pés.
Georgeanne também aconselha a evitar traumas nos dedos dos pés. Os atletas que usam os pés para treinar são aconselhados a andar descalços por cerca de uma hora após cada exercício ou jogo.