Com o domínio do poder de duas nações poderosas com armas nucleares super avançadas, outras nações de todo o mundo começaram a pensar sobre o que fazer em caso de ataque nuclear.
A maioria das pessoas gostaria de saber o que aconteceria no provável evento de uma explosão nuclear. Em primeiro lugar, a taxa de sobrevivência seria muito baixa. Isso decorre por causa da expansão nuclear (radiação) após a explosão inicial. Independentemente de onde você mora, um ataque nuclear direto provavelmente o mataria numa questão de segundos.
Um estudo realizado em 2011 por Sandia National Laboratories tentou estimar as probabilidades de realmente se sobreviver a “um cenário de detonação nuclear em Chicago”. O estudo revelou que aproximadamente 100.000 dos agora 2.7 milhões de habitantes sobreviveriam. Para manter as coisas em perspectiva, isso é, na verdade, menos de 1% da população total dessa região.
Se você se encontrasse entre os 1%, os dias seguintes seriam de envenenamento devido à radiação se espalhando. A melhor coisa que você poderia fazer durante um ataque nuclear seria arranjar um abrigo subterrâneo, do tipo bunker.
O guia de planejamento de várias agências governamentais será muito útil em caso de ataque nuclear. O guia direciona que, no caso de uma detonação nuclear, os lugares ideais para procurar abrigo são dentro de salas cercadas de concreto. Estes podem incluir áreas como estacionamentos subterrâneos e porões de edifícios. Materiais como chapa ou madeira são materiais de baixa proteção contra a radiação.
O guia, no entanto, não respondeu algumas questões. A maioria das pessoas quer saber quando seria realmente necessário procurar abrigo depois da detonação. Michael Dillion, um pesquisador, propôs uma linha de tempo matematicamente comprovada que seria útil numa situação assim. Seu modelo matemático aponta que, se alguém puder obter abrigo adequado nos primeiros 10 minutos, então essa pessoa tem mais chance de sobreviver.
No entanto, se o abrigo adequado for obtido depois de 15 minutos, é preferível ficar na localização atual por pelo menos 1-2 horas, até que o pior da queda radioativa passe. É aconselhável permanecer até 9 dias dentro do abrigo (desde que haja provisões suficientes em alimentos e água), até que a radiação passe.
As consequências de uma explosão nuclear constituem principalmente uma massa aérea de poeira, sujeira e cinzas altamente radioativas. A disseminação segue a direção do vento. A maioria dos especialistas recomenda que as pessoas aguardem instruções das autoridades antes de evacuarem a região afetada.
Uma vez que a precipitação segue os ventos predominantes, ela é imprevisível, portanto, há sempre um risco durante as evacuações civis. Mas de maneira geral é menos perigoso quando o período oficial de evacuação é anunciado.
Mesmo que o padrão inicial de sobrevivência ao dano nuclear possa ser razoavelmente previsto, as chances de sobrevivência depois disso continuam bastante sombrias. No caso de você sobreviver à explosão inicial, a radiação é uma grande preocupação. Você ainda terá que sobreviver através dos incêndios e o colapso da infra-estrutura indiretamente causado pela explosão. Afinal, plantações estarão contaminadas, assim como árvores, a terra, a água, etc.
No fim das contas, participar ativamente do ativismo do desarmamento nuclear pode ser a melhor estratégia para sobreviver a um ataque nuclear.