Há alguns anos, começando a ouvir com certa frequência a palavra “bullying”.
Por mais que o vocábulo seja recente, a prática é antiga e bastante conhecida por quase todo mundo. O bullying é caracterizado por agressões intencionais, físicas e/ou verbais, feitas de maneira repetitiva. Esse tipo de agressão é muito comum em ambientes escolares e também na internet.
Muita gente ainda acredita que o bullying é só uma brincadeira inofensiva. No entanto, para as vítimas, as agressões podem ter graves efeitos psicológicos. Inclusive, muitos casos de suicídio na infância e adolescência estão ligados ao bullying.
Mas como saber se seu filho está sofrendo bullying? E o que fazer caso a criança seja vítima dessas agressões?
Fique atento aos sinais
Crianças e adolescentes que sofrem bullying, muitas vezes, têm vergonha de expor para os pais e professores o que está ocorrendo. Por isso, é importante que os responsáveis fiquem atentos aos sinais comuns das vítimas destas agressões.
1 – Ficar repentinamente introspectivo e solitário;
2 – Falta de apetite;
3 – Depressão;
4 – Hematomas e dores sem explicações;
5 – Roupas e itens pessoas sendo destruídos;
6 – Dificuldade de dormir;
7 – Não quer mais ir para a escola.
Esses são apenas alguns sinais de que seu filho pode estar sendo vítima de bullying. Por isso, fique atento.
Converse com seu filho
A melhor forma de descobrir se a criança está sofrendo algum tipo de abuso é tendo um diálogo franco e aberto com ela. Por mais que não seja simples, principalmente com adolescentes, tente se abrir com seu filho, explique o que é bullying e diga que ele sempre pode contar com seu apoio incondicional.
Dependendo da personalidade de cada um, uma abordagem mais direta talvez não seja a ideal. Por isso, conversar com frequência, demonstrar apoio, amor e carinho é o melhor caminho.
Seja presente na escola
Estar presente na vida acadêmica dos filhos é muito mais do que apenas ir em reunião de pais e ajudá-los com o dever de casa.point 101 | É importantíssimo que os pais saibam o que está acontecendo no ambiente escolar.point 169 | Por isso, sempre converse com os professores, pergunte sobre o comportamento do seu filho na escola.point 254 |
E, caso você suspeite que ele seja vítima de bullying, informe aos professores e diretores.point 77 | Use a escola como uma rede de apoio para seu filho, mas evite culpar a instituição pelo ocorrido.point 157 | Trabalhem juntos para que tudo seja resolvido.point 197 | 1
Procure ajuda psicológica para seu filho
Lidar com o bullying é muito difícil, principalmente para crianças e adolescentes, que já estão vivendo conflitos internos normais do crescimento. Muitas destas agressões deixam consequências psicológicas graves, que duram a vida inteira se não forem devidamente solucionadas. Por isso, procurar a ajuda de um profissional é muito importante nesse momento.
Vídeos recomendados:
Usuário humilha mulher cheinha por se casar com homem musculoso – e a resposta inspiradora da mulher se espalhou pelo mundo
Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada