A atriz Claudia Rodrigues, de 46 anos, luta contra a esclerose múltipla desde 2000, ano em que foi diagnosticada com a doença.
Em 2017, a atriz foi internada após complicações da enfermidade, e novamente, em 2018, foi internada após passar mal em casa.
A esclerose múltipla é uma doença na qual o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Ou seja, o sistema de defesa atua de forma destrutiva no corpo, levando a sérias complicações de saúde.
Adriane Bonato, empresária da atriz, contou que Claudia foi levada para o hospital durante o fim de semana, após ter perda de audição, visão e locomoção, além de apresentar fala desconexa. Em fases mais complicadas da doença, a atriz precisa de ajuda para fazer as atividades mais simples do dia a dia, como tomar banho, se levantar, andar e comer.
“Ela não tinha força para levantar da cama, não conseguia ficar em pé sozinha”, disse Adriane.
Em junho do ano passado, Claudinha passou por um tratamento de reabilitação de células-tronco, mas reagiu mal ao procedimento e, no final de 2017, foi novamente internada no hospital.
A atriz não sofre só de esclerose, ela também luta contra a herpes-zóster, uma doença que ataca o organismo quando este está com baixa imunidade.
Adriane conta que o objetivo é descobrir qual de qual doença vêm os sintomas de Claudia, para daí se pensar num tratamento adequado.
A atriz está consciente e continua internada sem previsão de alta. Seu último trabalho foi no Zorra Total, da Rede Globo, em 2013.
Em depoimento à Folha de São Paulo, em agosto de 2017, a atriz contou um pouco mais sobre a sua doença:
Eu fazia a peça “Monólogos da Vagina”, no teatro Tom Brasil. Estava atuando quando senti o braço dormente. Saí do palco e falaram que eu estava infartando.
Fui levada para um hospital em São Paulo, onde apaguei, dormi até o dia seguinte. Quando voltei para o Rio de Janeiro, descobri que era esclerose múltipla.
ADVERTISEMENT Quando o médico me deu essa notícia, eu falei: “Doutor, são quantas?”. Ter esclerose é uma coisa, múltipla ainda! Tenho uma piada em que falo que esclerose múltipla é coisa de rico. Se fosse de pobre, seria esclerose única.
Recebi o diagnóstico em 2000, quando tive meu primeiro sintoma. Fiz o seriado “A Diarista” com esclerose, “Sai de Baixo”, peças, novela. Recebi o diagnóstico, mas estava boa.
ADVERTISEMENT Não senti mais nada até 2007, quando veio um surto; desmaiei, tive tontura, falta de memória. Ainda hoje tenho desequilíbrio e tremor nas mãos, mas os meus olhos estão voltando ao normal [ela teve desvio ocular, uma falha no comando dos movimentos dos olhos, depois de um surto em 2015].
ADVERTISEMENT Era um assunto em que eu não gostava de tocar, não queria falar porque não queria ter essa visibilidade. Ninguém sabia o que era a doença, mas os jornalistas descobriram que eu tinha e divulgaram. Agora a esclerose múltipla está famosa. Acabei virando exemplo, e muita gente vem conversar comigo. Acho que tenho essa obrigação de ajudar.
ADVERTISEMENT Comecei afazer tratamento mesmo em 2010, mas só aceitei a doença em 2013. Fiz o transplante de células-tronco em 2015. O mérito é totalmente da minha empresária, a Adriane Bonato, que o descobriu nos Estados Unidos.
Agora estou em tratamento na Cevisa (Centro Médico de Vida Saudável), em Engenheiro Coelho (144 km a noroeste de São Paulo).
ADVERTISEMENT Hoje, na clínica, tenho rotina muito pesada.
Faço ginástica, natação. Sou formada em educação física e adoro esporte, dei aula de natação para crianças e adultos (…). O esporte está me ajudando a melhorar. Eu estava andando com andador e hoje não preciso mais, uso só uma bengala às vezes.ADVERTISEMENT Estou fazendo todo tipo de tratamento que aparece (…).
Adoro trabalhar, quero voltar para o humor. Estou com projetos, vou encenar uma peça com minha filha (Iza Rodrigues, 15), será a estreia dela como atriz.
Desejamos uma rápida recuperação para essa grande atriz! Que Deus a abençoe nesse momento tão difícil da vida!
O que você achou desse artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)