Faz pouco mais de um ano que o pequeno Miquéias Jr, de 4 anos, se encantou pelo trabalho dos coletores de lixo.
Assistindo a um desenho animado com essa temática, passou a voltar sua atenção aos coletores de sua cidade. Então, todos os dias, Miquéias espera o caminhão do lixo passar, conversa com os coletores e até mesmo os chama de “colegas”.
“Vem ver mãe, são meus colegas. Escuta o bibi. São eles, vem ver!” grita o garotinho, sempre que avista o caminhão da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) aparecer na sua rua. Foi com toda essa paixão em seu coração que ele pediu por uma festa de aniversário “do lixo”. Os pais até tentaram convencê-lo de optar por outra temática, mas ele estava decidido.
“Não, mamãe, tem que ser do lixo. Meus colegas de lá passam aqui, falam comigo e buzinam: bibi!, me chamando para subir e levar o lixo pra eles“. Foi com esse argumento que Miquéias convenceu sua mãe a tentar realizar esse sonho um tanto peculiar. Ela enviou uma carta para a Limpurb contando toda a história e eles se certificaram de ajudá-la.
No dia da festa, 3 coletores apareceram para a celebração. Junto com eles, vieram papeleiras, baldes de lixo e outros objetos utilizados para limpeza. Além de ganhar um uniforme igual ao de seus “colegas”, Miquéias também recebeu de presente uma bicicleta, um mini caminhão de lixo e teve a oportunidade de ver mais de perto um caminhão de lixo de verdade.
Seus “colegas de profissão” não pensaram duas vezes quando receberam aquele pedido. Eles acreditam que uma das coisas mais reconfortantes de seu árduo trabalho é o reconhecimento que recebem de crianças tão pequenas.
“Nos sensibilizamos com o pedido de Miquéias e ajudamos a realizar esse desejo.
Esse aniversário é mais do que uma simples comemoração, é a valorização de um trabalho essencial, que às vezes passa despercebido pela maior parte da população.Os agentes de limpeza são peças principais neste processo e diversas vezes não são reconhecidos por isso.
Ai vem um garotinho de 4 anos e consegue ver além. Isso é motivo de orgulho para nós. Apoiar o sonho de Miquéias é gratificante e esperamos que mais pessoas possam enxergar o mundo com os olhos dele, com tanto carinho e empatia”, disse o presidente da Limpurb, Kaio Moraes.Essa é uma festa de aniversário que Miquéias com certeza jamais esquecerá!
O que achou dessa história? Conta pra gente nos comentários!
E não se esqueça de curtir nossa página para mais histórias como essa!